Toyotismo
Resenha: Toyotismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafaela2307 • 24/11/2014 • Resenha • 274 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
TOYOTISMO
O Toyostimo, também é conhecido como Automação Flexível, é um modo de organização da produção capitalista, primeiramente desenvolvido no Japão pelo japonês Taiichi Ohno e aplicado pela primeira vez na empresa de veículos automotivos Toyota, conhecida até hoje no mercado.
O Toystismo surgiu no Japão em virtudes das condições geográficas do país e das transformações históricas relacionadas ao término da Segunda Guerra Mundial. Dispondo de um espaço geográfico reduzido, de um mercado consumidor menor, capital e matéria-prima escassos e grande disponibilidade de mão de obra não especializada, assim, impossibilitando que o Japão se adequasse ao modelo Fordista e Taylorista de produção em massa.
O Toyotismo tinha como elemento principal a flexibilização da produção. Ao contrário do modelo fordista que produzia muito e se estocava o produto final, no toyotismo só se produzia o necessário, reduzindo ao máximo os estoques. Essa flexibilização tinha como objetivo a produção de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado. Dessa forma, ao trabalhar com pequenos lotes, pretende-se que a qualidade dos produtos seja a máxima possível, outra característica do modelo toyotista.
O sistema pode ser caracterizado por seis aspectos:
Mecanização flexível: produzir apenas o necessário, reduzindo os estoques ao mínimo;
Multifuncionalização da mão-de-obra: os trabalhadores são treinados para atuar em várias áreas da produção;
Sistemas de controle de qualidade total: a mercadoria só é liberada para venda após uma minuciosa inspeção de qualidade;
Sistema just in time: produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária;
Personalização dos produtos: o uso do Kanban (etiqueta ou cartão) que serve para programar e acompanhar a produção;
Automatização: utilização de maquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema.
...