Trabalho Unopar
Artigo: Trabalho Unopar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosimeyre • 31/5/2014 • 3.528 Palavras (15 Páginas) • 284 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é aprofundar os conhecimentos no contexto empresarial e a importância da contabilidade nas empresas. Tendo como tema “Analisando o contexto empresarial”, serão abordados assuntos a contabilidade na gestão empresarial, que fornece informações uteis para cada setor da empresa e tomar qualquer decisão que estejas seguros dos seus resultados; processo administrativo, a função do gestor foram, num primeiro momento delimitada como o : planejamento, organização, direção e controle, a empresa precisa de todos esses processo para ter um bom funcionamento; aspectos jurídicos, é a respeito dos requisitos para composição de uma pessoa jurídica como uma sociedade empresarial; matemática, ocorre com muita frequência nas resoluções dos problemas que enfrentamos diariamente em nossas vidas.
2 DESENVOLVIMENTO
A importância da contabilidade como ferramenta na gestão empresarial
O estudo da contabilidade é bastante antigo, pois desde tempos remotos que o homem já se preocupava em controlar sua riqueza, já que à medida em que o homem desenvolvia um patrimônio, era necessário que ele procurasse desenvolver procedimento para determinar as suas posses e avaliá-las.
Por volta do século XII e XIII no norte da Itália ocorreram as primeiras manifestações práticas do uso do sistema de partidas dobradas. A essência deste método, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou simplificando: NÃO HÁ DÉBITO SEM CRÉDITO CORRESPONDENTE; DÉBITO = CRÉDITO, OU ORIGENS = APLICAÇÕES. CONTAS- Representam os registros de débito e crédito da mesma natureza ou espécie identificadas por um título que qualifica os elementos do patrimônio (bem, direito, obrigação ou situação líquida) ou uma variação patrimonial (receitas e despesas). Elementos da Conta- São seis os elementos de uma conta: Título – é o nome da conta. Data – marcação do tempo do fato (dia, mês e ano). Histórico – é a narração do fato ocorrido. Débito – estado de dívida da conta Crédito – estado haver da conta Saldo – é a diferença entre o débito e o crédito. Pode ser: Devedor – quando débito maior que crédito. Credor – quando débito menor que crédito. Nulo – quando débito igual a crédito. Função das Contas- Representar graficamente o Patrimônio e suas variações. A representação é feita através dos chamados Razonetes ou Contas em forma de T. A Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. Inicialmente o desenvolvimento da Contabilidade esteve intimamente ligado ao surgimento do Capitalismo. Sua função era medir os acréscimos dos capitais empregados em uma atividade comercial ou industrial. Hoje, com a evolução da Contabilidade e com o surgimento do Método das Partidas Dobradas, o campo de atuação desta Ciência tornou-se muito vasto, podendo ele ser aplicada a qualquer pessoa que exerça qualquer atividade econômica.
Podemos então afirmar que a Contabilidade surgiu da necessidade que as pessoas têm de controlar o que possuem, ganham ou devem. Sem duvida a contabilidade é uma ferramenta indispensável na Gestão Empresarial. Ela não deve ser encarada apenas como simples atendimento das legislação vigentes e cálculos de impostos . Cálculos contábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença entre decisões de sucesso e falência eminente, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira ousada/arrojada.
Dados vindo da contabilidade pode ser empregados na gestão de sua empresa nos seguintes quadros:
• planejamento e Projeção do Fluxo de Caixa: através de dados estáticos vindos da contabilidade que podemos realizar projeções futuras para o fluxos de caixa. Tendo uma boa projeção do fluxo de caixa, podemos planejar melhor o crescimento e investimentos.
• Desempenho: será que a empresa está indo bem? Está estagnada, crescendo ou em recessão? Através do escame dos dados contábeis com ou sem auxilio do contador, questões como essas podem ser facilmente respondidas.
• Melhor |Elaboração do Orçamento: utilizando dados contábeis, bem como dados relativos ao balanço patrimonial, pode-se produzir orçamentos muito mais precisos(já que são baseados em dados reais).
Para se poder empregar a contabilidade como fator ativo no auxilio da administração de uma empresa, sem distorções, os seguintes fatores devem ser observados:
• A depreciação dos bens e ativos deve sempre ser contabilizada, sendo realizado um trabalho ativo na Gestão Patrimonial.
• Deve haver uma comunicação direta entre a contabilidade e o setor de recurso humanos(RH). Férias, contratações, demissões e seus custos devem ser calculados mensalmente pela contabilidade.
• Deve-se ter uma visão precisa dos impostos que se esta pagando e as origens dos mesmos.
A empresa é um sistema maior interagindo com suas diversas áreas: Contabilidade, administração, Recurso Humanos, Compras, Produção Financeiro, Jurídico e entre outros. Neste sistema maior é fundamental a sincronia harmônica de todas as áreas existentes em cada empresa de tal forma que contribua para uma maximização dos resultados da mesma. É nesta integração, no desenvolvimento das atividades de cada setor da empresa, que deve a Contabilidade atuar de maneira a auxiliar todos os profissionais na execução de suas tarefas, deve a Ciência Contábil ser utilizada como forma de “Ferramenta da Gestão Empresarial”, fornecendo informações uteis para cada setor da empresa e consequentemente servindo de elo entre todas as áreas. As informações geradas pela contabilidade permitem que qualquer profissional ao tomar uma decisão, esteja seguro dos seus resultados. Cada sistema menor da empresa, cada área da empresa utiliza dos serviços contábeis para uma maximização de seus resultados e consequentemente contribuindo para o sucesso do sistema maior: A própria empresa.
2.1 PROCESSO ADMINISTRATIVO
As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, dirigir e controlar. No entanto, por ser essa classificação
...