TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um dia na vida de João

Resenha: Um dia na vida de João. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Resenha  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

Um dia na vida de João

Recife, 12 de Setembro de 2013

O comportamento dos funcionários da empresa (guarda e recepcionista) reflete uma possível falta de procedimento no momento da chegada do novo funcionário, uma vez que, acompanhado da satisfação ou insatisfação, essa poderá ser cumprida ou não, pois, uma vez que haja satisfação este processo será feito de modo natural, se já estiver aplicado, isso é facilmente percebido na contraposição das versões.

Na acolhida de João não havia um procedimento e se havia ele não estava sendo cumprido, isso é claramente notado pela maneira em que o guarda e a recepcionista o tratam, retratando uma sensação de descaso pelo novo funcionário, sendo apenas “mais um funcionário” e não novo membro da equipe; sendo o descaso uma possível consequência do clima organizacional onde há clara insatisfação. Já na reacolhida é observado o oposto, pela maneira em que João teve sua primeira impressão, sendo recebido com um sorriso e sendo totalmente assistido pela recepcionista, esse tratamento provoca-lhe uma impressão de satisfação, por parte dos funcionários, neste ambiente organizacional.

Colegas apresados, fila no relógio de ponto, comentários e reflexões negativas refletem uma possível insatisfação dos funcionários dentro da empresa, os comportamentos dos funcionários transmitem mensagens para as pessoas que estão ao seu redor, e essas pessoas, assim como João, agregam informações para compor a imagem da organização, portanto esses comportamentos, já trazem para ele uma imagem da organização a qual irá trabalhar.

É o fato da primeira impressão, que acaba também causando um impacto psicológico, de maneira que poderá influenciar a sua visão e o seu comportamento dentro da empresa, consequentemente ele associa que o comportamento dos funcionários (estresse, correria, intolerância) será refletido em si mesmo posteriormente. Ou seja, ele poderá ficar igual aos seus colegas de trabalho.

Na acolhida é notado que não há uma relação de igualdade, como pode ser notado em alguns trechos, como: “ Você não conhece o meu Supervisor. Na sua seção é moleza...”, “Os gerentes chegam a hora que querem e a gente não pode se atrasar um minuto.” É concluído que a posição hierárquica acarreta em benefícios para uns e malefícios para outros, mostrando não haver uma postura de líder servidor. Grande parte do sentimento de insatisfação pode ser gerada pela falta de comunicação entre as partes da organização.

A empresa deve buscar impor o poder e a autoridade de maneira equilibrada, visto que, o poder sempre existirá, pois a própria empresa já tem essa força, cabe aos líderes serem exemplos, fazendo com que seus liderados exerçam seu papel não apenas pelo cargo hierárquico e sim porque entendem o motivo daquilo a ser feito.

Por outro lado, a versão oposta reflete um ambiente que condiz com a sua expectativa, onde agora ele se sentirá como “parte da equipe”.

As frases espalhadas nos banheiros refletem verbalmente um meio de comunicação onde se expressam os sentimentos diante da empresa. Os comentários negativos podem ser decorrentes de uma possível falta de comunicação eficaz, talvez, pela empresa não proporcionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com