Usinas Hidreletrica
Monografias: Usinas Hidreletrica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lgfhc • 8/5/2014 • 1.430 Palavras (6 Páginas) • 358 Visualizações
NTRUDUÇÃO
Uma Usina Hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
As centrais hidrelétricas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais como o alagamento das áreas vizinhas, aumento no nível dos rios, em algumas vezes pode mudar o curso do rio represado, podendo, ou não, prejudicar a fauna e a flora da região. Todavia, é ainda um tipo de energia mais barata do que outras como a energia nuclear e menos agressiva ambientalmente do que a do petróleo ou a do carvão, por exemplo.
A viabilidade técnica de cada caso deve ser analisada individualmente por especialistas em engenharia ambiental e especialista em engenharia hidráulica, que geralmente para seus estudos e projetos utilizam modelos matemáticos, modelos físicos e modelos geográficos.
1. DEFINIÇÃO DE USINA HIDROELÉTRICA
É a energia que vem do movimento das águas, usando o potencial hidráulico de um rio de níveis naturais, queda d'água ou artificiais. Essa energia é a segunda maior fonte de eletricidade do mundo. Frequentemente constroem-se represas que reprimem o curso da água, fazendo com que ela se acumule em um reservatório denominado barragem. Toda a energia elétrica gerada dessa maneira é levada por cabos, dos terminais do gerador até o transformado elevado. A energia hidrelétrica apresenta certos problemas, como consequências socioambientais de alagamentos de grandes áreas.
Pesquisa: http://usinahidreletricacpe.blogspot.com.br/2011/06/definicao-de-usina-hidreletrica.html Acesso: 03/04/2014
1.1 USINA HIDRELETRICA DE ITAIPU
O comprimento total da barragem é 7.919 metros. A elevação da crista é de 225 metros. Itaipu é, na verdade quatro barragens juntas - da extrema esquerda, uma barragem de terra de preenchimento, uma barragem de enrocamento, uma barragem de concreto principal, e uma barragem de concreto para a ala direita. A vazão máxima do vertedouro de Itaipu (62,2 mil metros cúbicos por segundo) corresponde a 40 vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu.
A vazão de duas turbinas de Itaipu (700 metros cúbicos de água por segundo cada), corresponde a toda a vazão média das Cataratas (1500 metros cúbicos por segundo). O Brasil teria que queimar 536 mil barris de petróleo por dia para gerar em usinas termelétricas a potência de Itaipu. A barragem principal tem 196 metros de altura, o que é equivalente a um prédio de 65 andares.
A potência da usina chega a 13.300 Mw (megawatts), com 19 unidades geradoras de 700 Mw. Conforme dados da Itaipu Binacional, a usina atingiu em 2006 a segunda maior produção de energia de sua história, cerca de 92.689.936 megawatts/hora (Mwh). Isso significa que neste ano a produção atendeu 20% de todo o consumo de eletricidade brasileiro e 95% de demanda paraguaia.
Fonte: http://usinahidreletricacpe.blogspot.com.br/2011/06/usina-hidreletrica-de-itaipu.html Acesso: 05/04/2014
1.2 FUNCIONAMENTO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA
A água represada possui energia potencial gravitacional que se converte em energia cinética. Essa energia cinética é transferida às turbinas, que movimentam o gerador; e o gerador, por sua vez, converte essa energia cinética em energia elétrica a qual será enviada através de condutores ao seu destino.
Após sua "produção", a energia elétrica passa por transformadores que preparam-na para ser transmitida. Durante a transmissão, parte dessa energia é "perdida" sob a forma de calor que aquece a linha de transmissão. Para chegar ao usuário final, a energia elétrica passa novamente por transformadores que a preparam para ser usada. Finalmente ao chegar ao usuário ele pode transformá-la em outras formas de energia, como por exemplo energia sonora, ao ligar um aparelho de som, ou transformá-la em energia luminosa, quando acendemos uma lâmpada, ou mesmo deixamos alguns aparelhos no modo standby. Observe que não é tão fácil a produção de energia elétrica, além do que demanda muito trabalho e consumo de água represada.
Fonte: http://usinahidreletricacpe.blogspot.com.br/2011/06/funcionamento-de-uma-usina-hidreletrica.html: Acesso: 02/04/2014
FONTE: https://www.google.com.br/search?q=como+funciona+uma+usina+hidrelétrica
fonte:https://www.google.com.br/searchq=como+funciona+uma+usina+hidrelétrica+passo+a+passo&newwindow
fonte:https://www.google.com.br/searchq=como+funciona+uma+usina+hidrelétrica+passo+a+passo&newwindow
2. A UTILIZAÇÃO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA
Uma usina hidrelétrica serve para gerar energia em grande escaastecerla afim de abastecer toda uma sociedade.
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
Para construir uma usina demanda muitos investimentos e custos altos. Primeiro, é necessário desviar o rio de seu curso natural e secar seu leito, para depois iniciar o trabalho de erguer a barragem e a usina de força. Nessas realizações, geralmente a quantidade de mão de obra empregada é muito grande. A hidrelétrica de Itaipu, por exemplo, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, mobilizou cerca de 80.000 pessoas, desde operários, técnicos e seus familiares, até comerciantes e outros profissionais.
A construção dessa usina (com capacidade para gerar 12,6 milhões de quilowatts, obtidos através do represamento de uma área de 1400 km2 ) exigiu sete anos de trabalho, a cooperação entre o Brasil e o Paraguai, e um investimento de mais de 2 bilhões de dólares. Tal soma de investimentos justifica-se pela grande capacidade de consumo das regiões que serão abastecidas pela usina de Itaipu: grande parte do Paraguai, o Sul e o sudeste do Brasil. Essa é também a razão pela qual as grandes hidrelétricas se concentram no Sudeste. Aí, o elevado grau de industrialização
...