VILA E DURHEIM
Relatório de pesquisa: VILA E DURHEIM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gabriel.ec • 17/11/2014 • Relatório de pesquisa • 417 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
Universidade Federal do Espírito Santo
Disciplina: Sociologia da Educação
Prof. (a):Rafaela Franzan
Aluno: Gabriel Silva Bispo
Curso: Física licenciatura noturno sala 3
FICHAMENTO
M. NIGHT SHYAMALAN: A VILA (EUA, 2004)
RESUMO
A VILA E DURKHEIM
E se pudéssemos começar tudo de novo? Ter uma nova chance? Tentar mudar o mundo, mesmo que em um espaço tão delimitado? O filme A Vila nos traz essa possível realidade, tomada a partir do sofrimento de membros que fizeram um juramento pelo bem maior, membros estes denominados Os Anciões.
Segundo Durkheim Reino Moral seria o lugar onde se processariam justamente os "fenômenos morais", e seria composto por ambientes constituídos pelas ideias ou ideais coletivos.
A vila é este ambiente, onde por decisão das pessoas mais velhas, eles ali morariam e viveriam em um ambiente onde nenhum mal exterior a ele ali entraria, dessa maneira os jovens poderiam desfrutar de uma inocência, de um prazer que eles não tiveram a chance de viver em sua juventude.
Durkheim também define Fatos socais como sendo os modos de agir que exercem sobre o indivíduo uma coerção própria, independente das manifestações próprias que possam ter.
O filme traz isso, as pessoas têm modos de agir pré-definidos, como se esconder quando “aqueles que não mencionamos’’ aparecem ou sempre esconder, destruir tudo relacionado “à cor ruim’’, ou o principal fator, não tentar ir às cidades ou passar pela floresta por ter um mal lá, algo que machucariam a qualquer um que tentassem passar por lá.
Dentro da perspectiva sociológica durkheimiana, a existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: os indivíduos. Segundo Durkheim, esse consenso se assenta em diferentes tipos de solidariedades sociais.
Entre essas solidariedades temos a mecânica presente em sociedades primitivas ou arcaicas, onde indivíduos partilham dos mesmos valores e noções.
A cinematografia traz uma sociedade arcaica causada pelo isolamento de todos a tudo, onde não há remédios e a única solução apresentada inicialmente pelo médico seria rezar pelo personagem Lúcios que havera de ser esfaqueado por Noam.
Além disso numa comunidade tão pequena o uso de uma única religião, o medo das pessoas pelas criaturas, constitui essa sociedade mecânica, dita como arcaica por Durkheim.
...