Vontade Geral para Rousseau
Artigo: Vontade Geral para Rousseau. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariannagbijotti • 16/5/2014 • Artigo • 409 Palavras (2 Páginas) • 702 Visualizações
Vontade Geral para Rousseau:
A vontade geral é a síntese das vontades individuais que visa atender ao interesse da coletividade, ou seja, é a reunião das vontades e interesses comuns em cada indivíduo no pacto social.
Vontade Geral é Indestrutível:
A vontade geral é indestrutível mesmo quando o estado está a beira da ruína, pois ela pode ser entendida como uma entidade abstrata que independe dos enunciados dos homes para existir e que continua viva mesmo com o fim do corpo político.
O lugar para onde vai à vontade geral quando a sociedade degenera não tem uma realidade física, mais sim, uma realidade teórica-moral. Se ela passa à existir a partir dos enunciados das diferentes vontades, estes enunciados são expressões do querer e do pensar. Ao construir a vontade geral os homens ultrapassam a particularidade de cada indivíduo e se tornam universais. A vontade geral é um elo que eleva a condição humana acima da facticidade do mundo natural do interesse e da necessidade, capaz de fazer “de um animal estúpido e limitado, um ser inteligente e um homem”.” e falibilidade dos homens. Ao constituir a vontade geral os homens
ultrapassam a particularidade de cada indivíduo e tornam-se universais. A
vontade geral é um elo que eleva a co
ndição humana acima da facticidade
do mundo natural do interesse e da necessidade, capaz de fazer “de um
animal estúpido e limitado, um ser inteligente e um homem” (CS I, VIII, p.
36). Com a vontade o homem é capaz de pensar em si mesmo, sua condição
no mundo e tem a possibilidade de mudá
-lo. Pode assumir a criação deste
“ser moral” no gozo absoluto da sua liberdade. É à base da vontade geral
indestrutível que o homem pode transcender sua condição animal e tornar-
se racional e autônomo. Podendo fazer
isso sempre, mesmo sabendo de sua
imperfeição e da degeneração da sua obra. É na vontade do homem
enquanto ser racional que repousa a perenidade da vontade geral. Ela surgiu
destas vontades e a partir do momento que passou a existir, nada mais pode
destruí-la, nem mesmo a vontade dos homens. Os homens podem destruir o
corpo político, que é a sua obra, mas a vontade geral, que torna possível esta
obra, os transcende. É possível não escutá-la, mas jamais destruí-la.
a vontade geral é indestrutível, por
mais que todos os homens estejam reunidos a vontade geral continua sendo apenas uma
(ROUSSEAU, 2000, p. 93). A vontade geral não é aniquilada e também nem tampouco
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