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Vontade ética

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Por:   •  12/5/2014  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  3.706 Visualizações

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1. INTRODUÇÃO

Muitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Seria a ação "reguladora" da ética agindo no desempenho das profissões, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício da sua profissão.

A ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

Para Antônio Lopes de Sá, o agir, é um complexo de atividades do ser humano, já inserido em seu universo mental, caracteriza o que denominamos Vontade Ética. Ela envolve a ação reflexa, a tendência, o instinto, a atividade ideomotriz, a vontade determinada e a vontade livre. Sendo assim, essas parcelas de que se compõe o todo que determina vontade ética tem sua importância e se justifica como um conceito dentro do estudo da ética profissional.

O cidadão age movido pelos modelos conscientes e inconscientes, identificados, como consequência da necessidade do exercício da vida social moderna, que impõe condutas especiais.

Desse modo, se não é possível estar-se seguro sobre o que se faz, preferível é não fazer, notadamente quando a opinião deve resguardar interesses de muitas pessoas, de público apreciável que pode ser induzido ao erro diante do erro da opinião, motivado por não se haver buscado todos os elementos para fortalecerem a verdade que é a única coisa que interessa a uma opinião.

2. Vontade Ética

“Tudo o que provém do caráter já formado sob as condições da gênese ética; é ato de vontade” (PROCURAR AUTOR).

A vontade ética abrange a ação reflexa, a tendência, o instinto, a atividade ideomotriz, a vontade determinada e a vontade livre. Estas compõem a vontade ética e dá a devida justificativa do conceito, e estes contem sutis diferenças, mas que facilmente são identificados nos seres.

3. Vontade Reflexa

Vontade Reflexa é caracterizada por atitudes automáticas, basicamente como um reflexo, o qual não precisamos pensar pra reagir, uma forma quase mecânica, e automática.

Por exemplo, ao perguntarem alguma informação de um cliente, algo sigiloso, o profissional não deve revelar nenhuma informação que possa prejudicar seu cliente. Ou seja, ser um profissional de poucas palavras, e o sigilo de informações ser um ato reflexo. Entretanto, este silêncio espontâneo deve estar nas raízes das “programações do cérebro”, atitudes sem qualquer esforço de raciocínio.

Cada época influencia na educação que pais ensinam a seus filhos, de acordo com fatores sociais, políticos, econômico, tecnológico, etc., mas os princípios morais e éticos seguem uma linha de conservadorismo na formação do caráter, entretanto o rigor imposto fornece profundas impressões cerebrais, que possam comandar os atos reflexos com grande poder.

Existem muitos casos de filhos que seguem o exemplo dos pais, o qual o pai educa e ensinam seus filhos de acordo com seu ambiente de trabalho, um exemplo pode ser o de um militar; nesses casos a tendência das ações reflexas se potencializa, e existem muitos casos de filhos que sucederam seus pais em suas profissões. Em muitas nações, essa sucessão de desempenhos e de ética ocorre há milênios, o filho “imita” o pai, de tal forma, que suas atitudes habituais tornam-se automáticas, por efeitos reflexos acentuados.

Deste modo, entende-se que as normas e os usos e costumes estabelecem, o que o cérebro já tinha absorvido desde a fase de criança, pela educação recebida. Por isso, o efeito educacional esta fortemente, instalado em nosso inconsciente que passou a promover ações reflexas, como se fosse ações naturais.

4. Tendência Ética

Muitos estudiosos admitem que a tendência provenha de descendestes, genes, por outro lado, espiritualistas, acreditam que é tipo uma reencarnação; de modo geral as causas permanecem no campo da polêmica e dos diversos critérios de estudiosos.

Existem tendências que nasce com as pessoas e outras derivadas de hábito e observação que ligam virtudes naturais do individuo com as exigíveis para desempenho de certas tarefas. Quem gosta de determinado trabalho procura inteirar-se de todos os assuntos a que o mesmo diz respeito, ou com objetivo de seguir os ensinamentos, para próprio beneficio.

Portanto, o desejo de andar corretamente e praticar bons hábitos, está diretamente ligado a formação natural de alguns seres, e quando sua educação já é recebida conforme uma profissão especifica, o ser torna-se um exemplo ético a ser seguido por outros. Sem esquecer que cuidados também são necessários, pois o que é demais também prejudica; principalmente excesso de rigor e radicalismo.

5. Instinto Ético

O instinto ético usa a ética como um meio, e não como um fim. É difícil perceber diferenças entre agir por impulso, agir por reconhecer e agir por intenção natural. O instinto não provém de algo que se recebeu nem do que se escolheu, mas de uma disposição natural, biológica, de autoconservação pela pratica de uma ação, sendo estável em sua manifestação. De maneira geral, o instinto não se caracteriza por uma ação ao individuo, mas sim por uma ação que liga o ser a todos os ensinamentos recebidos.

As teorias sobre conduta são milenares; os seguidores dos filósofos gregos já a possuíam; enfatizavam que o primeiro cuidado do ser é preservar-se em seu meio, entende-se que seu sentido é amplo, mas inserido o ético. Após anos de estudos se admitiu, no campo da moral e da ética que a ação humana instintiva de preservação do ser em seu grupo, traz harmonia dentro de sua comunidade. Quando se intensificou os estudos, muitas teorias foram estabelecidas e continuam em evolução, por exemplo, no campo da psicologia, sobre o comportamento humano, inclusive o instinto ético.

6. Atividade Ideomotriz e ser Ético

Pode-se dizer que a atividade ideomotriz e ser ético são o estado que a ação se torna coerente com a finalidade ética, pois há uma identidade entre o que se pensar, em ensinamentos recebidos e na ação que se desenvolve nas atitudes

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