ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Projeto de pesquisa: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patricia.traple • 12/2/2015 • Projeto de pesquisa • 3.990 Palavras (16 Páginas) • 218 Visualizações
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
RESUMO
Ética é um padrão moral não governado por lei que focaliza as consequências humanas das ações. As empresas socialmente responsável são àquelas que atuam no ambiente de negócios de forma que atinjam ou excedam as expectativas éticas, legais e comerciais do ambiente na qual a empresa se insere. Neste contexto destaca-se a importância do balanço social e da DVA – Demonstrativo do Valor Adicionado como ferramentas importantes para a perpetuidade da empresa, promovendo a fidelização de clientes, fornecedores e consumidores de forma mais abrangente. O objetivo deste trabalho é analisar a importância da ética e da responsabilidade social para as empresas.
Palavras-chave: Ética; Responsabilidade Social; Demonstrativo do Valor Adicionado.
ABSTRACT
Ethics is a moral standard not governed by law that focuses on the human consequences of actions. Socially responsible companies are those who work in the business so that they reach or exceed the ethical, legal and commercial expectations of the environment in which the company operates environment. In this context we highlight the importance of social balance and DVA - Statement of Value Added as important to the continued success of the company tools, fostering customer loyalty, suppliers and consumers more broadly. The objective of this paper is to analyze the importance of ethics and social responsibility for businesses.
Key-words: Ethics; Socially responsible; Statement of Value Added.
INTRODUÇÃO
As empresas estão sendo cada vez mais provocadas a aplicar princípios éticos e a responsabilizar-se por atos relacionados direta ou indiretamente com os problemas da sociedade.
Este trabalho tem com objetivo analisar a importância da ética e da responsabilidade social para as empresas bem como mostrar a importância de ser uma empresa eticamente, solidária, de responsabilidade social, assim como os benefícios obtidos com esse novo enfoque e demonstrar, que uma empresa solidária preocupa-se não só com o bem estar dos seus colaboradores, mas também da sociedade em geral e que atualmente estão agregando valores éticos aos seus produtos e serviços.
Muitas empresas já estão seguindo esse modelo, acrescentando valores éticos ao marketing, conseguindo resultados positivos com marcas mais valorizadas. Muitas vezes os consumidores preferem pagar um pouco mais por produtos e serviços em troca receberem o valor agregado.
Uma empresa que age com responsabilidade social, planeja e traça seus objetivos e metas baseado tanto nos interesses de seus colaboradores quanto de sujeitos externos tendem a ter maior solidez no mercado e conseguem contratar e manter profissionais com mais facilidade.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A cultura de responsabilidade social de uma empresa deve ser moldada na base de valores éticos e uma conduta fundamentada em uma missão social de amparo e proteção ao indivíduo e seu coletivo. Uma empresa socialmente responsável deve priorizar a busca por benefícios para a sociedade, meio ambiente e para seus investidores de forma ética e legitima (INSTITUTO ETHOS, 2013).
Silveira (2005, p.20) corrobora com este conceito ao defender que:
A ética é o eixo central, a base da responsabilidade social. Engloba princípios, padrões morais e valores adotados pela organização, que orientam seu comportamento no mundo dos negócios. Esse comportamento
ético corresponde a práticas, políticas e atitudes esperadas por membros da
sociedade. Portanto, quando uma empresa pensa em responsabilidade social e ética, deve necessariamente pensar em solidariedade, coerência,
transparência, justiça, compromisso e em lisura nas relações com os público internos e externos.
Em outras palavras, uma postura social de filantropia, deve ser respaldada por uma filosofia de bases concretas, originada de uma tomada de consciência por parte de todos os envolvidos, haja vista que este tipo de assistencialismo não sobrevive se não for plenamente incorporado pela organização.
Donaire (1999) reforça e complementa o conceito acima ao sustentar que responsabilidade social está diretamente ligada à lisura nas atividades produtivas e naquelas voltadas para o bem-estar público.
Guimarães (2001, p.35) defende existir dois tipos de ética: “a que impõe
limites (não poluir, não corromper) e a que inspira a busca de novos horizontes”. Baseado nisso, é possível relacionar o segundo tipo de ética com o conceito de responsabilidade social, uma vez que ele prima pela tomada de consciência e pelo engajamento na causa social e não meramente um apanhado de normas de conduta sócio-ambiental.
Deste modo, primando pela transparência nas relações entre os envolvidos adotou-se a utilização de instrumentos para divulgação das ações sociais desenvolvidas pelas organizações, denominado balanço social.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Conforme Dias (2008, p. 23) “foi a partir da década de 90 que se intensificou a percepção do impacto ambiental dos altos padrões de consumo das sociedades.”
Segundo Frederick (1994) apud Karkotli, (2002), o conceito de responsabilidade social já era percebido em empresas norte-americanas no ano de 1899, onde se figuravam os princípios da caridade e da custódia. Dando obrigação aos mais afortunados da sociedade o dever de ajudar aos desvalidos. Mas, foi a partir do século XX que as pessoas jurídicas passaram a assumir uma função social. Entretanto, ainda pela atuação de seus dirigentes frente a seus funcionários.
...