TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ênfase no empreendedorismo

Seminário: Ênfase no empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Seminário  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Nos últimos anos, muitas empresas se viram obrigadas a aumentar a competitividade no mercado, reduzirem seus custos e sendo assim, permanecerem. Uma das alternativas que mais levaram a ocorrência desse fator foi o índice de desemprego, onde os ex-funcionários das empresas se viam obrigados a terem seu próprio negócio pela falta de oportunidades. Por esse motivo e vários outros, a informalidade começou a tomar conta e também com a era da Internet esse fator viria a aumentar mais e mais, já que muitos imaginavam que seriam até então grandes empreendedores.

Com essa era em grande expansão, surgiram grandes institutos de pesquisa voltada as empresas, principalmente as micro e pequenas. Pesquisas que elaboram resultados relacionados ao percentual de quantidades de empresas formalizadas e empresas informalizadas em todo território brasileiro. Diz-se então que seria o estudo mais aprofundado sobre empreendedorismo. Grandes resultados confirmam que a mortalidade das micro e pequenas empresas tem sido intenso nos últimos anos, justamente pelo fato de não terem um plano de negócio traçado que faz com que as empresas não venham a falência com tanta maturidade.

Ênfase em empreendedorismo vem através das mudanças tecnológicas e seus conceitos de rapidez. A capacitação de pessoas para se tornarem grandes empreendedores vem se tornando um numero em constante crescimento, como há alguns anos atrás era impossível um jovem se arriscar para que tivesse seu próprio negócio, hoje é bem mais fácil esse jovem conseguir. O estudo da administração era estritamente relacionado com o foco de formar profissionais, não fazerem com que se tornassem donos de seu próprio nariz, como assim pode dizer.

O empreendedorismo se estende não somente em organizações nacionais mais também as multinacionais. Um exemplo disso venha ser a maior potência do mundo, os Estados Unidos, que gasta um equivalente a milhões somente com programas de apoio ao empreendedorismo e o progresso econômico.

Como os programas de apoio tem sem tornado um sucesso, o modelo vem sido adotado em outros países, como Brasil, Reino Unido e Inglaterra. Já no Brasil esse modelo está instalado desde a década de 90, com as primeiras entidades, Sebrae (Sociedade Brasileira de apoio às Micros e Pequenas empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software). Antes disso eram impossíveis informações que auxiliavam o empreendedor, já que na época o país não tinha todo o suporte adequado.

A diferenciação e a similaridade entre administrador e empreendedor, diz-se que o administrador possui dois aspectos: o nível com o qual possui na hierarquia, sobre os processos administrativos.

Outra diferença do trabalho administrativo pode ser: supervisão, médio e alto. O empreendedor possui atributos extras em relação ao administrador, além de ideias inovadoras. Os perfis mais comuns entre empreendedores são: visionários, tomam decisões, fazem a diferença em seu meio, exploram ao máximo as oportunidades, são determinados e dinâmicos, dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem, independentes, ricos, planejam, são bem relacionados, líderes e formadores de grande opinião e equipe, assumem riscos, possuem conhecimento e criam valores para a sociedade.

A melhor definição para o empreendedorismo é o envolvimento de processos e pessoas.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com