Тres variaveis culturais
Artigo: Тres variaveis culturais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ju20 • 28/11/2013 • Artigo • 428 Palavras (2 Páginas) • 1.231 Visualizações
Tres variaveis culturais:
Extra psíquicos: caracterizado por objetos que estão fora das pessoas ex: veículos, edifícios
Intrapsíquicos : corresponde a aprendizagem decorrente da socialização desde a infância e interioniza nos indivíduos ex: crença valores e habilidades
Interpsiquicos: decorre das interações sociais das pessoas que se comunicam como emoções e sentimentos
CULTURA (SCRI) – É o conjunto de fatores que diferencia os grupos sociais (Ferramentas, Costumes, crenças, hábitos, religião, valores, sentimentos) do indivíduo numa sociedade.
SUB-CULTURA – É parte de uma cultura total de uma sociedade, o somatório de culturas de uma região específica. EX. A cultura Baiana é uma subcultura da cultura nordestina.
CONTRA-CULTURA – É tudo que é contrário a uma determinada cultura. É a cultura peculiar de um grupo que se opõe a cultura mais ampla, contestando seus padrões.
EX: O movimento feminista
CULTURA REAL – - Seria uma cultura concreta. É quando o professor por exemplo, tem uma idéia diferente de um dos alunos, ou uma idéia real sobre a sala ao conhecer os alunos.
CULTURA IDEAL – É o que você acha que pode ser positiva ou negativa. É o que voe conheceu, acredita,e você idealiza.
METAS: são os meios qualificáveis e às vezes, também quantificáveis para, dentro de determinado período de tempo, alcançar o objetivo pessoal.
- AS METAS DOS PARTICIPANTES SÃO COMUNS
COMPETIÇÃO: é a luta para obtenção de recursos escassos, no sentido de não serem suficientes para atender todos os postulantes. Ex. disputa por uma única vaga.
CO-ORIENTAÇÃO: caracteriza-se pelo fato de a meta ser comum a todos, mas cada qual poder alcançá-lo sem prejudicar os demais e, também, sem precisar de auxílio dos companheiros. Ex.: 1- Salário de um operário no fim do mês 2- Ser aprovado.
- COOPERAÇÃO: ocorre quando uma pessoa atinge sua meta somente quando as demais alcançam as delas. Ex. Time de futebol, trabalho em grupo
AS METAS DOS PARTICIPANTES SÃO DIFERENTES
DIVERGÊNCIA: ocorre quando as metas individuais dos membros do grupo forem diferentes e incompatíveis entre si. Ex.: Meta individual X coletiva.
PARALELISMO: ocorre quando as metas individuais são diferentes, porém a de cada um não interfere nas dos demais e ninguém precisa que outros alcancem as deles para obter a própria. Ex. Pessoas no ponto de Ônibus.
CONVERGÊNCIA: ocorre quando as metas são diferentes, porém indissociáveis, isto é, só podem coexistir juntas. Ex.: Professor e Aluno – aprendizagem
através das variáveis culturais:
TECNOLOGIA: desentendimentos quanto a produtos, processos e insumos. Ex. o que produzir e como, uso de equipamentos, locais de trabalho e matérias-primas.
PRECEITOS: diferenças de crenças, normas e valores. Ex. greves, luta por cargos e prestígio.
SENTIMENTOS: frustrações internas que induzem à agressividade
...