A TV DIGITAL NO BRASIL - AS POSSIBILIDADES DE INTERATIVIDADE
Por: Edimilson Camilo • 9/6/2016 • Trabalho acadêmico • 14.240 Palavras (57 Páginas) • 383 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB
CAMPUS I – CAMPINA GRANDE-PB
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
A TV DIGITAL NO BRASIL
- AS POSSIBILIDADES DE INTERATIVIDADE
EDIMILSON CAMILO DA SILVA
Campina Grande-PB
2008
EDIMILSON CAMILO DA SILVA
A TV DIGITAL NO BRASIL
- AS POSSIBILIDADES DE INTERATIVIDADE
Monografia apresentada ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito para a conclusão do curso de Bacharel em Comunicação Social com habilitação em jornalismo.
Orientador: Ms. CIDOVAL PEREIRA
Campina Grande-PB
2008
EDIMILSON CAMILO DA SILVA
A TV DIGITAL NO BRASIL
- AS POSIBILIDADES DE INTERATIVIDADE
Aprovada em 14 de dezembro de 2008
BANCA EXAMINADORA
____________________________________________
Prof. Ms. Cidoval Pereira
Orientadora
____________________________________________
Profa. Ms. Eneida O. Dornellas de Carvalho
1a Examinadora
____________________________________________
Profa. Ms. Iara Francisca de Araújo Cavalcanti
2a Examinadora
“Persisti, pois, em buscar primeiro o reino e a Sua justiça, e todas estas [outras] coisas vos serão acrescentadas. Portanto, nunca estejais ansiosos quanto ao dia seguinte, pois o dia seguinte terá as suas próprias ansiedades. Basta a cada dia o seu próprio mal”.
Mateus 6:33-34
AGRADECIMENTOS
Ao professor Cidoval Pereira pela orientação segura, pelas críticas oportunas e pelo interesse demonstrado nas diferentes etapas da elaboração desta monografia.
Aos professores que participaram da Banca Examinadora, por suas ricas críticas e sugestões para o aprimoramento desta monografia.
Aos meus colegas de classe que me acompanharam durante toda esta jornada de estudo.
A todos os meus familiares pela compreensão manifestada durante a minha ausência devido à elaboração deste trabalho, assim como, pelo incentivo e cooperação prestados diante das dificuldades.
Aos meus pais que se mudaram da Zona Rural para a cidade, para que eu pudesse estudar e chegar onde estou chegando.
A minha esposa, Maria do Carmo, por compreender a minha ausência devido esse trabalho e a minha filha Maria Júlia Camilo da Silva.
A todos que colaboraram direta ou indiretamente para a realização deste trabalho, a todos vocês, meu muito obrigado.
DEDICATÓRIA
- A minha mãe, Maria José de Sousa e ao meu pai, João Camilo da Silva, pela lição de vida, incentivo e apoio sempre demonstrado, sem os quais não teria sentido a minha existência.
- A minha querida esposa Maria do Carmo da Silva que sempre esteve do meu lado nos momentos mais estressantes e compreendeu que às vezes não lhe dava a atenção necessária por estar engajado nos estudos para concluir esta pesquisa.
- A minha querida e amada filha Maria Júlia Camilo da Silva
- Dedico com amor aos meus sobrinhos Valdeir, Vitor, Emerson e Renan, a meus irmãos Edilson, Edivaldo, Erivan, Adriana e Elizangela, a minha cunhada Perpetua que junto com meu irmão Edilson me presenteou com um computador, ferramenta indispensável na confecção desse trabalho. Aos meus avós Manuel Felipe(in memória) e Maria Ferreira e a todos os meus tios, para que lhe sirva de estimulo no difícil caminho que é a vida.
HOMENAGEM
A minha Tia Dolores (in memória)
Um dia a perda, a imensidão da dor...
Hoje a felicidade de te oferecer esta vitória, uma conquista que certamente também é sua, pois o seu exemplo em criar as suas duas filhas praticamente sem a ajuda de uma figura paterna, conseguir educá-las e fazer com que elas sejam pessoas exemplares na sociedade.
Hoje eu sinto muito a sua falta, mas guardo comigo a lembrança dos seus fortes incentivos para que eu continuasse com meus estudos...
Eternamente... Saudades.
“A televisão me deixou burro, muito burro demais... Agora todas as coisas que eu faço me parecem iguais... É que a televisão me deixou burro, muito burro demais... E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais”
(Arnaldo Antunes/Marcelo Frommer/Toni Belloto)
A TELEVISÃO DIGITAL NO BRASIL
- AS POSSIBILIDADES DE INTERATIVIDADE
Apresentação
É sempre bom saber que tem gente pensando e refletindo sobre o que está no ar na TV e o que ainda está por vir. No frenético mundo da TV, ou da mídia em geral, o minuto seguinte é a eternidade que carece de ser conquistada e revista pelos profissionais. Os próximos dez ou vinte anos ainda parecem remotíssimos. É nesse futuro tão incerto quanto certo que está a TV digital. Pensar a chegada da TV digital no Brasil em 02 de dezembro de 2007 e suas possibilidades de interatividade daqui para a frente, é uma tarefa ousada e ao mesmo tempo inovadora, pois será esse o futuro da TV no Brasil? Esse trabalho monográfico procura resumir de forma breve a história da TV no Brasil e no mundo, sua evolução paulatina e os desafios atrozes que o avanço da tecnologia traz para uma realidade sócio e economicamente desnivelada. Não há certeza ou conclusão sobre o futuro da TV digital, principalmente quanto a interatividade. O resto da história ainda está por vir. Entre as principais qualidades da TV digital está à autonomia do telespectador escolher qual canal, qual programa ou qual propaganda, ele desejará assistir. A julgar pelos números atuais do Ibope, nos quais programas de grande apelo popular e baixíssimo nível de informação conquistam os primeiros lugares, ficará difícil imaginar o novo telespectador da era digital podendo fazer suas escolhas. Se hoje, quando o controle remoto já permite uma autonomia significativa, já não é a qualidade da programação que mais atrai a atenção do telespectador, o que nos reserva a TV digital? Trará ela um telespectador mais exigente e mais crítico, ou apenas um manipulador mais ágil de botões e softwares? Que seja bem-vindo o nosso futuro, sem claquete e sem erros de gravação.
...