A importância de contar histórias
Por: euduardo321 • 14/4/2017 • Monografia • 369 Palavras (2 Páginas) • 375 Visualizações
Eduardo de Abreu Silva Bezerra
A arte de contar histórias
A importância de contar histórias
- Contexto
Contar histórias é uma interação que há muito se desenvolveu, sendo parte fundamental na transmissão de conhecimentos passados ou atuais, acerca de determinados acontecimentos. Levando em consideração o mundo infantil, a literatura influencia em diversas áreas que estão em processo de formação na criança, como o psicológico, o social, o pedagógico, o congnitivo, o cultural e tantos outros.
Pode-se mencionar, por exemplo, que ao entrar em contato com a fábula, o individuo faz uso da crítica e da reflexão a respeito das ações e da desenvoltura da personagem ao longo da narração. A parte reflexiva é introduzida, quando ele compara sua realidade e suas ações com a da personagem, identificando, mesmo que de forma simples, modos de como tratar as pessoas, a lidar com situações cotidianas internas e externas. Além disso, os contos podem conter normas gerais de convivência em sociedade, trabalhando, estas, de forma lúdica e interativa.
Por outro lado, narrar pode ser considerada uma forma de resgate, pois na atualidade, com a introdução dos meios eletrônicos na vida cotidiana e a velocidade com que ela se da é frequente o distanciamento do membros de um mesmo grupo familiar. Os benefícios do ato de contar história valem tanto quanto para quem conta como para quem ouve, pois no caso do adulto, permite o despertar da criança interior, a reestruturação de valores perdidos, momento de descontração, interação e evolução do vínculo afetivo com o filho(a) muitas vezes perdido.
Em virtude do que foi mencionado, ouvir e contar histórias fez parte de muitos momentos que se encontram, atualmente, perdidos. É preciso que esse hábito volte a fazer parte do cotidiano das famílias, pois possui grandes benefícios para o desenvolvimento infantil e inter-familiar, ajudando a desenvolver adultos mais críticos, éticos e adeptos da leitura.
- REFERÊNCIAS
PINTO, Fernanda Chequer de A. A importância de contar histórias. Disponível em :
SISTO, Celso. A arte de contar histórias e sua importância no desenvolvimento infantil. Disponível em:
...