A influência da comunicação
Por: Jorge May • 3/12/2016 • Trabalho acadêmico • 2.865 Palavras (12 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1]
Marketing
Projeto Integrador III
Toda forma de Amar
Alunos:
Ana Paula de Oliveira
Denis Silva
Elizabeth Villa
Jorge Valdecir May
Nathália Brizola
Tiago Ketler
Vanuza Dos Santos May
Professor:
Ângelo Fernando da Cruz
Porto Alegre, 13 de Novembro de 2015.
INSTRUÇÕES PARA TRABALHO FINAL
1. INTRODUÇÃO
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 Objetivo Geral
O presente projeto tem por objetivo implantar o departamento de Endomarketing na empresa Work On Group, fomentar e desenvolver ações que visam à inclusão de gênero e a igualdade entre os colaboradores.
1.1.2 Objetivos Específicos
O projeto visa ainda mapear as necessidades de cada setor; Estreitar o relacionamento, aprimorar e efetivar a comunicação dos colaboradores com ações e eventos específicos; Propor campanhas sazonais a fim de disseminar a igualdade, tolerância e o respeito no ambiente organizacional.
1.2 JUSTIFICATIVA
Implantar o projeto de criação de um departamento de Endomarketing na empresa Work On Group, que torne eficaz a comunicação, principalmente nos projetos de igualdade de gênero, o qual deverá contribuir com a formação de novos conceitos, servindo de exemplo para outras empresas, como boas práticas em projetos eficazes a igualdade que visam melhorias na rotina diária entre os colaboradores, proporcionando um ambiente harmônico, sem restrições, sem intolerância, quanto à opção sexual de cada individuo, para a sociedade em geral na qual se aplica valores impostos pela tradição das famílias e das religiões, proporcionando novos conceitos de convivência no mundo organizacional, com reflexo na mudança e na visão em geral de todos e para o conhecimento do meio acadêmico ao qual poderá disseminar e fomentar a igualdade de gênero em outras empresas a partir do conhecimento adquirido da aplicabilidade da igualdade em uma organização de fato.
1.3 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
De que forma o departamento de Endomarketing da empresa Work On Group pode implantar, fomentar e desenvolver ações que visam à inclusão de gênero e a igualdade entre os colaboradores?
2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A empresa Work On Group, atua há 23 anos no Mercado de Trade Marketing, com matriz em São Paulo e 10 filiais em todo Brasil. Tem atualmente 156 funcionários internos e mais de quatro mil externos, todos treinados e capacitados para desenvolver ações de Trade Marketing, que visam gerar sell in e sell out aos clientes, fidelizando todos os parceiros com cases de sucesso, gerando visibilidade no ponto de venda aos produtos com objetivo de impulsionar vendas e experimentação.
2.1 AMBIENTAÇÃO EMPRESARIAL
Com Know-How de mais de 24 anos, atuação em diferentes canais de venda e estrutura para atender em todo território nacional, a Work On Group agrega valor as parcerias que buscam melhorar sempre através de metodologia e entendimento profundo do varejo brasileiro. Com expertise em Outsourcing e Terceirização de Mão de Obra Efetiva e temporária, Merchandising, promoção de vendas, ações sazonais, incentivos, gerenciamento de informações de PDV, acompanhamento de equipe e produto em tempo real e logístico integrado.
A empresa Work On Group, é uma agência de Trade Marketing, com sede própria em São Paulo, matriz, e sete filiais em todo Brasil, sendo hoje a agência com maior capilaridade nacional, possuem mais de 3.500,00 funcionários distribuídos em mais de 30.000 pontos de vendas focados em ações promocionais, que visam gerar visibilidade e vendas para as empresas parceiras, em todos os tipos de varejo: alimentar, Home Center, Pet, Farma, eletrônico, esportivo, papelaria, vestuário, lojas especializadas e autosserviço.
2.1.1 Swot
[pic 2]
[pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6][pic 7]
[pic 8]
Forças: A empresa proporciona um excelente ambiente de trabalho, avaliando seus colaboradores de forma igualitária, sendo considerados aspectos como capacidade e empenho. Ainda disponibiliza treinamento e capacitação profissional a todos, independente de sua opção sexual, comprovando a teoria de KOTLER (2010). Que afirma que o marketing tem que se preocupar cada vez mais com as questões humanas, dando ênfase aos anseios humanos.
Oportunidades: A empresa tem uma excelente saúde financeira, e aplica a igualdade de gênero, fazendo com que seus colaboradores se sintam valorizados diante de sua opção sexual, tornando colaboradores mais produtivos com isso gerando maiores receitas. Ainda através da terceirização aumenta a possibilidade do primeiro emprego e o número de contratações em geral, porem não aplicam projetos direcionados à igualdade de gênero podendo de certa forma causar algum receio em determinados colaboradores que possuam dificuldade de expor sua opção sexual, de acordo com Herek, (1984) a hétero normatividade refere-se na certeza da superioridade da orientação heterossexual e à necessidade de supressão de pessoas não heterossexuais de todas as atividades que normalmente seriam comuns a todos, independentemente de sua orientação sexual.
Fraquezas: Brecha na comunicação dos colaboradores externos (Atuam direto no ponto de venda), A falta de capacitação, integração e treinamento do setor de RH, gerando um baixo nível de comprometimento aumentando o índice de Turn Over. Brum (2010) afirma que a empresa precisa ter como premissa o Endomarketing focado nos colaboradores internos em busca de um ambiente harmônico proporcionando igualdade e satisfação á todos, fidelizando e agregando valor a empresa.
Ameaças: O aumento nos tributos e impostos gera desemprego e a falta de regulamentação da terceirização também ocasiona desemprego, assim como o grande número de concorrentes. Oliveira (2009), afirma que é possível diagnosticar estrategicamente as empresas através de analises internas e externas, apresentadas como pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças para desenvolver projetos de prevenção contra todo e qualquer tipo de ameaça.
...