Analise Organizacional
Por: Ueslei Nery • 25/6/2015 • Trabalho acadêmico • 885 Palavras (4 Páginas) • 157 Visualizações
ANALISE ORGANIZACIONAL
RESUMO
O presente relatório tem por objetivo uma Análise Organizacional da Imagine, verificando o modelo organizacional adotado, e por conseguinte analisando se a estrutura organizacional tem relação com o conteúdo programático trabalhado em sala de aula.
INTRODUÇÃO
O Estudo desta análise tem como base, O Projeto Interdisciplinar realizado pelos alunos de Publicidade e Propaganda da Unifacs que tem foco na sustentabilidade. Devido ao pouco contato com a Empresa e com os responsáveis por ela, ficamos impossibilitados de fazer uma Análise Organizacional da Cooperativa Canore, contudo aplicaremos ao nosso estudo uma análise da nossa Agência Experimental.
DESCRIÇÃO EMPRESARIAL
A Análise foi realizada na nossa Agência Experimental, a IMAGINE, criada para um projeto interdisciplinar com foco em sustentabilidade. A agência conta com 12 colaboradores e o perfil, no geral, é jovem, dinâmico e criativo.
Temos como Missão, Solucionar problemas de comunicação de maneira criativa e inovadora, visando atender as demandas dos clientes em Salvador e região metropolitana. E a nossa Visão é Ser a agência de comunicação referencial no cenário regional nos próximos 4 anos, destacando-se pela inovação, competência, originalidade e qualidade dos trabalhos produzidos. Com isso apresentamos abaixo os nossos Valores:
- Valorização dos seus colaboradores e parceiros.
- Ética, honestidade, integridade e excelência.
- Responsabilidade Socioambiental.
- Satisfação do cliente.
- Qualidade nos equipamentos e ambiente de trabalho.
- Colaboração entre os funcionários.
- Profissionalismo.
- Lideranças democráticas.
- Pró-atividade.
- Valorização da arte e cultura regional e nacional.
- Respeito a diversidade.
A ANÁLISE
Nossa agência não se adequa apenas a uma teoria administrativa. Dentro que foi discutido em sala e em nossas pesquisas podemos identificar diversas características administrativas aplicadas como a divisão do trabalho, a equidade, a definição de regras e funções administrativas, porem com o foco no conjunto que é um forte da Burocracia. Apresentamos vantagens como uma estruturação bem definida e consistente gerando produtividade e eficiência na realização das tarefas desenvolvidas.
No primeiro momento dividimos a equipe em um modelo padrão de Agências de Publicidade (como mostrado na Figura 1), com o objetivo de facilitar o desenvolvimento do trabalho, baseando-se na Função Clássica e tendo como característica principal a Divisão de Trabalho.
[pic 1]
Figura 1
Logo percebemos que esta estrutura não se adequava ao nosso desenvolvimento, pois os colaboradores ainda não tinham definido uma função dentro de uma Agência, e com base no objetivo do projeto decidimos descentralizar nossa estrutura, fazendo com que os colaboradores pudessem passear pelas diversas funções que podem ser exercidas em uma agência, havendo uma troca mutua de informações, mas sem perder a consistência e boa estruturação da Agência.
Em relação ao projeto nos baseamos nas funções administrativas da teoria clássica, onde montamos um planejamento com um ótimo plano de ação (segue exemplo no Anexo 1). Seguindo esse planejamento, reorganizamos a nossa estrutura e delegamos as atividades necessárias para o andamento do projeto, esse processo gerou atividade em todos os seguimentos. Tivemos diversas reuniões e encontros para que todo o projeto estivesse harmonioso e com o nosso controle diário as atividades seguiram todo o nosso plano de ação.
Por fim concluímos que a maior parte da nossa estrutura foi desenvolvida com base na teoria clássica de Fayol, porém não podemos deixar de ressaltar traços de outras teorias utilizadas em nossa Agência.
ANEXOS
Anexo 1
Planejamento do Projeto
Benefícios atrelados ao projeto
- Os estabelecimentos se beneficiam com a coleta responsável de um dos resíduos mais poluentes do setor, potencializando ganhos de imagem positiva para o segmento;
- A sociedade ganhará a partir da proteção ao meio ambiente e consequente melhoria da qualidade de vida;
- Ação de mobilização dos empresários e profissionais do segmento com a finalidade de sensibilizá-los para as questões de preservação do meio ambiente, a partir da cultura da reciclagem e reaproveitamento de sobras.
- Promoção do projeto e dos estabelecimentos participantes, com ênfase nas ações de comunicação que servirão não só para dar visibilidade, mas também para a consolidar o projeto como algo viável para o segmento.
Sensibilização das Pessoas
Tendo a ciência das causas e efeitos que circundam o óleo de cozinha, a conclusão que chegamos é que seria bom explorarmos toda a problemática do despejo incorreto, para conscientizar as pessoas. Afinal, conhecimento, de uma certa forma, mobiliza. A campanha seria então, algo com o intuito de disseminar essas informações, através de recursos gráficos, para uma suposta "mobilização" a partir de uma conscientização. Independentemente de ser voltada para pessoas comuns, através de mídias sociais, ou para corporações que trabalham com grandes quantidades de óleo.
...