Apresentação serviço de referência
Por: italo anderson • 1/5/2018 • Seminário • 1.830 Palavras (8 Páginas) • 212 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS
Diagnóstico institucional da Biblioteca Central Blanche Knopf da Fundação Joaquim Nabuco.
RECIFE
2017
Dayse Dutra Leite
Ítalo Anderson Santos do Nascimento
Marinaildes Araújo da Silva
Rejane Maria Vilanova Albuquerque
Diagnóstico institucional da Biblioteca Central Blanche Knopf da Fundação Joaquim Nabuco.
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Preservação de Documentos, ministrada pela professora Danielle Alves, no Departamento de Ciência da Informação, no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco.
RECIFE
2017
INTRODUÇÃO
O presente trabalho da disciplina Preservação de Documentos tem por objetivo verificar o modo de conservação e preservação do acervo de uma instituição documental. A equipe escolheu a Biblioteca Central Blanche Knopf da Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ. Para realização do trabalho foram feitas visitas ao local escolhido onde pode-se levantar as informações necessárias para diagnosticar o acervo da instituição. Por se tratar de uma biblioteca de periódicos e obras raras, o acesso ao acervo é restrito somente aos funcionários e estagiários, e o trabalho de higienização, conservação e preservação é realizado pelo LABORARTE, que é um laboratório especializado nesse tipo de trabalho.
PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS
Sabemos que pragas de insetos são os maiores causadores de danos à propriedade cultural tornando-se grandes agentes comprometedores da preservação em arquivos, bibliotecas e museus. Apesar da existência de uma legislação rígida, ainda são utilizados produtos tóxicos tais como pesticidas/ inseticidas, causando muitas vezes a resistência das pragas, a contaminação dos seres humanos e até do meio ambiente, ocasionando uma questão de saúde pública e ambiental.Há de se observar também o surgimento de efeitos colaterais gerados nos objetos pelo uso dessas substâncias e os gases emitidos por elas tais como: oxidação, corrosão dos materiais, mudanças físico-químicas em certos pigmentos, além de deixar resíduos reativos.
No Brasil devido ao clima e meio ambiente, essa questão merece uma melhor observação. Pelo mundo todo, pesquisadores buscaram exaustivamente desenvolver um modo de controle de pragas usando métodos atóxicos e ecológicos, para substituir os anteriormente citados. Seriam esses: Métodos atóxicos de atmosfera de anóxia e Congelamento e tratamento térmico, que são utilizados conjuntamente com medidas de prevenção sistemática.
Essas estratégias/ diretrizes desenvolvidas receberam o nome de Manejo ou Controle Integrado de Pragas ( MIP ). Essas estratégias buscam de modo efetivo, prevenir a reinfestação, onde são aplicadas uma série de medidas flexíveis e adaptáveis à situação individual e adequadas à realidade de cada instituição, observando fatores econômicos, estruturais e humanos, entre outros. Procura também prevenir e suprimir infestações a longo prazo utilizando técnicas não-químicas tais como:
1) Evitar pragas,
2) Prevenir e excluir pragas,
3) Manter o ambiente limpo,
4) Detectar e identificar pragas,
5) Preparar para reações imediatas,
6) Resolver problemas,
7) Reavaliar procedimentos de MIP periodicamente,
8) Monitorar e avaliar o problema de pragas,
9) Monitorar e avaliar as condições ambientais,
10) Instalar mecanismos para maior controle ambiental.
Todos esses métodos possuem sua maneira de serem executados dentro de normas e padrões específicos e sempre atendendo ás necessidades das instituições, das pessoas que trabalham com esses materiais e dos próprios utensílios à serem trabalhados.
FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO
A FUNDAJ tem por finalidade promover estudos e pesquisas no campo das ciências sociais. É uma fundação pública, vinculada ao Ministério da Educação. Sua área de atuação é constituída pelas regiões Norte e Nordeste do país e tem sede e foro na cidade de Recife, Estado de Pernambuco. Tem como Missão: gerar conhecimento no campo das humanidades com a finalidade de atender a demandas e necessidades relacionadas à educação e cultura, compreendidas de forma interdependente, com vistas ao desenvolvimento justo e sustentável da sociedade brasileira. Sua Visão de Futuro é ser reconhecida até 2019 pela comunidade acadêmica, setor público e sociedade civil por desenvolver projetos que explorem a interdependência entre educação e cultura, integrando suas múltiplas competências e articulando-se em redes de conhecimento. Possui Valores como: compromisso com as questões sociais; diversidade cultural; interdisciplinaridade; democratização do conhecimento; e autonomia intelectual.
A FUNDAJ tem a seguinte estrutura organizacional:
BIBLIOTECA CENTRAL BLANCHE KNOPF – FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO
A Biblioteca Blanche Knopf encontra-se inserida na Fundação Joaquim Nabuco O acervo é formado por Obras Raras e Periódicos e está especificamente no 3° andar do prédio. Este acervo pela sua própria formação, não fica exposto ao público e segue todo um protocolo específico para que possa ser disponibilizado ao usuário pesquisador. A equipe que trabalha nessa biblioteca é composta pela bibliotecária responsável Sra. Nadja Tenório, estagiários Gerlane Francielle, Irla Vitória,
...