COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM JORNALISMO
Por: Raiane Carvalho • 27/8/2019 • Trabalho acadêmico • 353 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM JORNALISMO
ACADÊMICA: RAIANE DE MELO CARVALHO
EXERCÍCIO EDITORIAL
A revista a ser elaborada pelos acadêmicos de Jornalismo em companhia do professor e orientador Jorge é de grande importância, pois ela tem como objetivo abordar vários assuntos que são de relevância pública, ou seja, de interesse da comunidade do médio Araguaia, a Revista Ventos faz parte de um projeto que foi criada pelo Professor Jorge juntamente com alguns acadêmicos da universidade, a mesma traz abordagens sobre saúde, economia, política, cultura, artes e dentre outros assuntos que serão mostrados em seu interior.
Podemos dizer que é que a revista é fundamental para a sociedade pois traz informações, curiosidades se o leitor precisa conhecer determinado assunto, só precisa digitar na ferramenta de busca a palavra-chave e surgirão diversos artigos e matérias sobre o tema. Não se fazem necessário ir até uma biblioteca e pesquisar fisicamente durante horas.
De acordo com leituras em livros e estudos em sala penso que o papel do jornalista, na sociedade do consumo, é interpretar e traduzir informações. Não cabe a ele apenas informar. Devido à saturação da informação, cabe ao jornalista interpretá-la, atribuindo-lhe sentido e precisão na produção de um bem intelectual que dê ao receptor a possibilidade de refletir e, também, de interpretar. É aí que reside a grandeza de um texto e só então pareceria correto atribuir ao jornalismo o papel de auxiliar na difusão do conhecimento.
E é isso que essa revista vai trazer ao seu leitor informações e fatos que geram noticias, todas as matérias que serão disponibilizadas para a plataforma digital da revista Ventos estão todas de acordo com o fator noticiabilidade como explicou o professor Jorge em sala, então dessa forma pode se dizer que o ato de informar consiste em transmitir dados sobre determinado fato. Estes dados, tal qual o lead, não possibilitam percepção de atmosfera, conjuntura emocional e emissão das particularidades de um fato. A absorção da informação na objetividade jornalística esfria as capacidades emocionais e afeta o entendimento do universo particular de uma ocorrência por parte de quem vai ver ou ouvir a noticia.
...