História do Cinema Internacional
Por: Vinícius Gonçalves • 4/11/2018 • Resenha • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 191 Visualizações
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
São Leopoldo – RS
2º semestre CRAV
TRABALHO:
Film Noir - The Lady from Shanghai(Orson Welles, 1947)
Análise de uma cena do filme a partir do texto de
Fernando Mascarello sobre Film Noir
Aluno: Vinícius de Barros Gonçalves
Professor: Fernando Mascarello
Cadeira: História do Cinema Internacional
São Leopoldo, outubro de 2015
FILM NOIR
Film Noir, é um gênero cinematográfico altamente ligado ao gênero policial. Normalmente os personagens convivem em situações criminosas oriunda das fraquezas humanas. O aparecimento dos primeiros filmes Noir são datados na década de 40, com base estilística nos filmes do expressionismo alemão. Filmes em preto e branco, muito contraste e a profusão de sombras. Além dessas, são características do Noir, a narração do personagem masculino principal, o uso de lentes grande angulares, uso do big-close up e contra plongée, ambientação da cidade à noite e utilização de flashbacks.
Apesar, de existir autores, que defendem o ponto de vista de que um gênero Noir nunca existiu, muitos outros consideram os filmes Noir um dos fenômenos cinefílicos mais importantes das últimas décadas. Eles apontam as características que está significantemente presente nesses filmes como argumento para a existência desse gênero, e também o surgimento de um “neo-noir”, corroborando para a ideia de que sim, existiu um Noir.
A partir disso, analisarei uma cena do filme “The Lady from Shanghai” (Orson Welles, 1947), destacando aspectos narrativos e estilísticos do Noir, presente na cena.
Análise do filme e cena escolhida:
Em uma breve sinopse do filme, Orson Welles interpreta Michael, um marinheiro que “salva” Elsa de um assalto, e dias depois recebe visita do marido dela, oferecendo-o emprego no iate dele. Michael se sentindo atraído por Elsa aceita o emprego. Lá ele conhece Grisby, sócio do marido de Elsa. O homem pede a Michael que ele o ajude a forjar sua morte para então receber o seguro de vida. Mas durante a viagem Grisby é encontrado morto e o único acusado é Michael. No fim do longa ele descobre que assassinou Grisby foi Elsa.
Logo de inicio, é facilmente observado que características como, o preto e branco e a utilização de grande contraste entre claro e escuro, que deixam o filme com uma atmosfera claustrofóbica e paranoica, são predominantes e se fazem presente durante todo o longa. Também faz parte do filme, ter um personagem masculino principal que possui uma narração em over em boa parte do filme. A temática do crime e a presença da mulher fatal sendo ela a motivação para o personagem principal do filme, um típico anti-herói do Noir.
Agora, especificando para uma única cena, a minha escolhida foi a primeira. A cena começa com uma ambientação em um plano geral em contra plongée mostrando uma ponte da cidade de Nova Iorque. Nessa época, mas principalmente como característica do diretor, planos inovadores estavam sendo experimentados. Enquanto mais um plano da cidade é mostrado, a voz de Michael em over relata onde a história começou. O homem relata que se sentiu atraído pela mulher, e que sabia que ela traria perigo para a vida dele. A mulher é assaltada e ele a salva, pegando a charrete e levando ela para a casa. Planos da cidade a noite, com o uso excessivo de lentes grande angular. Há um plano contra plano na charrete, mas sem o uso de corte, e sim com travellings que mudam do homem para a mulher, ou vice-versa, conforme que está falando. Muitas cenas, como essa, tem intercalações da voz de Michael em over narrando o que a cena mostra, com as falas dele na própria cena. O texto de Fernando Mascarello no livro História do Cinema mundial fala sobre isso:
...