O Fichamente Historia da Comunicação
Por: Roberto Gomes • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 986 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
Página 1 de 4
[pic 1]
Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Comunicação Social
Disciplina: História da Comunicação
Aluno: Roberto Gomes dos Santos Junior
Professor (a): Claudeci Ribeiro
PERLES, João Batista. Comunicação: conceitos, fundamentos e história, 2007
- Fundamentos Científicos
- Conforme Baitello Júnior (1998, p.11), a capacidade de se comunicar não é um privilégio apenas dos seres humanos, ela está presente e é bastante complexa em muitos momentos da vida animal.
- O conceito de processo que é nada mais que qualquer fenômeno que apresente constante mudança no tempo.
- A comunicação implica movimento.
- Marques de Melo declara que “Comunicação é o processo de transmissão e recuperação de informação.
2. Do Grunhido à Internet
2.1 Tecnologia e Ferramenta
- Tecnologia é tudo aquilo que possibilita o homem de executar suas tarefas com o uso de algo exterior ao seu corpo uma extensão do organismo humano.
- Alguns gestos, expressões e ruído que emitimos são traços no que diz respeito à emissão de mensagens.
2.2 Linguagem e Comunicação
- Segundo Bordenave (1982, p.24-25) o homem chegou à associação dos sons e gestos para designar um certo objeto, um gesto ou uma ação. A posse de uma certa quantidade de signos e regras para combina-los o homem criou a linguagem verbal, bem articulada.
- Afim de vencer a distância o homem utilizava-se de signos sonoros e visuais tais como, o tantã, o gongo e os sinais de fumaça, o uso desses artefatos caracteriza a tecnologia.
2.3 A Escrita e a Tradição Oral
- A invenção da escrita se deu por volta do século IV antes de Cristo, foi com ela que o homem encontrou uma solução definitiva para o problema do alcance, uma vez que com a mensagem escrita pode ser levada a outros lugares.
- A combinação dos sons em sequência de diversos comprimentos pode descrever objetos, representar ideias.
- O homem formou os alfabetos a partir dos signos gráficos apresentados em unidades menores que as palavras sendo assim surgindo o conceito de letra.
- Por muito tempo a cultura era passada apenas oralmente e visualmente pois durante a Idade Média os únicos a terem acesso à linguagem escrita era os monges e às pessoas.
- As superfícies de pedra, papiro e os pergaminhos de couro foram substituídos pelo papel criado pelos chineses.
2.4 Pensar, Tecnologia e Comunicação de Massa
- O sistema de prensa tipográfica que Gutenberg criou, não só possibilitou a produção de livros em grande escala como proporcionou o surgimento do jornal, isso foi o primeiro passo da democratização da escrita.
- O surgimento do público político se dá quando uma parte importante desses leitores se interessam pelas publicações e se envolve com os assuntos.
- E de início os jornais tinha consciência de que parte de sua missão era de educar o povo.
2.5 A Era da Eletricidade
- O desenvolvimento tecnológico proporcionou o surgimento do rádio.
- A primeira criação utilizando as transmissões eletromagnética foi o telegrafo transmitindo apenas o código Morse.
- O italiano Marconi patenteou o primeiro aparelho transmissor sem fios (rádio) em 1896.
- A criação do rádio marcou uma nova era nas comunicações de massa, pois suas ondas possibilitariam a quebra de uma barreira que substituiu à tecnologia de impressão, assim quem não sabia ler poderia se inteirar sobre os acontecimentos.
2.6 A Estética da Imagem
- As experiências estéticas encontram-se relacionadas ao número de sentido que os meios de comunicações e as mensagens são capazes de acionar no homem.
- As experiências até então vivida pelo advento das técnicas de impressão, foram rompidas pela tecnologia que forneceu a imagem em movimento e adicionou a ela elementos sonoros.
- A televisão surgiu através de um conjunto de descobertas iniciadas em 1817.
- 1930 foram iniciadas as primeiras experiências de transmissão na Europa e Estados Unidos e foram interrompidas pela Segunda Guerra Mundial.
- O Brasil foi o quinto país a ter uma emissora de TV.
- O acréscimo na comunicação viveu uma nova fase com a criação dos satélites. Mas seu processo de integração nos meios de comunicação sofreu um impacto com a chegada da rede mundial de computadores que surgiu de experiências e pesquisas de fins militares no final da década de 1950, denominada Internet.
3. Efeitos Convergentes
- A tecnologia, na ponta de consumo opera a sensação de linearidade.
- Não importa a natureza da informação já que, a tecnologia necessária para transforma-la, edita-la, armazena-la ou transforma-la será a mesma.
- Termo convergente é usado ao desenvolvimento tecnológico digital.
- Computador que antes funcionava mecanicamente e hoje se não houvesse a sua evolução não seria possível lançar satélites geoestacionários e muito menos ligar pessoa por meio da internet.
- Em 11 de julho de 1962 ocorreu as primeiras transmissões de programa de TV via satélite e futuramente este teria sua utilização ampliada à telefonia.
- A internet representa o auge de um ciclo de desenvolvimento da tecnologia da informação. E com isso tanto os profissionais, donos de empresas estudantes de comunicação, especialistas da área, serão e são desafiados a produzir a partir de novos pontos de vista e tecnologia.
Considerações Finais
- A sociedade da informação ou cidade tecnológica é considerada por muitos autores um fenômeno recente, que é mais fácil senti-la do que descrevê-la na história do homem.
- Um novo tempo tecnológico vem se forjando, imagina se uma transição do modelo da sociedade da informação ou tecnológica para o da sociedade de nanoinformação ou da nanotecnologia.
- A transição para um novo modelo social onde o processo de comunicação vivencia novas experiências sensórias.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com