Projeto de Lazer
Por: MarFla • 17/4/2017 • Projeto de pesquisa • 1.162 Palavras (5 Páginas) • 532 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Projeto:
“Artilheirinho na areia”
Discente: Marcia de Sousa Costa
Docente: Edmundo Drummond
Disciplina: Educação para o Lazer
Niterói
2017
Introdução
Em todos os períodos históricos foi estruturado um processo de legitimação da produção cultural ligada aos interesses das classes dominantes, todavia, na história contemporânea, caracterizada pelo capitalismo tardio ela se tornou uma estratégia bem mais necessária e importante para a reprodução do sistema social do mundo atual.
Nesta perspectiva, a Animação Cultural pode ser entendida como uma tecnologia educacional, ou seja, uma proposta de intervenção pedagógica pautada na mediação para ampliar as sensibilidades com diferentes formas culturais e estímulo à organização comunitária, para o questionamento da ordem social estabelecida. Estabelecer uma política que não se baseie apenas em oferecer atividades, mas em um projeto estratégico de formação que considere a multiplicidade de manifestações culturais.
“A diretriz central deve ser a promoção de um trabalho de mediação, tentando “negociar” com seu público-alvo a composição do programa, o que significa sempre compreender as pessoas como partes ativas no processo. Aliás, a busca do maior envolvimento possível, que não deve ser confundido com negligência profissional (que não pode prescindir de assumir um papel ativo de influência), já é em si uma estratégia de intervenção pedagógica. ” (MELO, 2006)
Para melhor encaminhar tal perspectiva de atuação é preciso entender o duplo aspecto educativo do lazer: a “educação para e pelo lazer”. Podemos nos apropriarmos dos momentos de lazer para discutir valores e desenvolver uma perspectiva crítica dos indivíduos acerca da realidade (educação pelo lazer), educar as pessoas para que compreendam as possibilidades de lazer que podem usufruir estimulando a busca das mais diversas alternativas de diversão e prazer nos momentos de não-trabalho (educar para o lazer).
Nesse ponto fica claro que o Lazer tem um aspecto pedagógico passível de ser explorado, sendo na verdade um duplo aspecto pedagógico, trata-se do Educar para o Lazer e do Educar pelo Lazer. Assim o projeto “Artilheirinho na areia” foi pensado, não como mais uma escolinha de futebol, mas sendo uma manifestação cultural englobando ambos os sexos, uma ferramenta de aproximação da realidade com suas sensibilidades.
Justificativa
Ao falarmos de lazer ou atividades de lazer estamos consequentemente falando de cultura em seu sentido mais amplo, conjunto de valores, normas, formas de viver. Somos o tempo todo influenciados por culturas diversas que se entrelaçam. Visto que vivemos em um modelo de sociedade instituído para e pela desigualdade e injustiça, o dado projeto visa contribuir para uma problematização desta situação por meio do esporte, entendido como uma manifestação cultural.
Não se trata em procurar desenvolver valores, mas sim de uma educação de novas sensibilidades, novos olhares, pois sem desvalorizar o conteúdo das artes. A Animação Cultural enquanto processo de intervenção deve trabalhar não se contrapondo a um tipo de cultura. O objetivo é trabalhar para que os sujeitos possam refletir sobre aquilo que estão acessando e não negar ou desvalorizar aquilo que eles acessam.
O lazer é tão importante quanto as outras necessidades e se articula com elas, um importante campo de vivência social. Grande parte da população possui uma vivência de lazer muito restrita, principalmente a parte da população que possui baixa renda. Faltam opções culturais diversificadas próximas aos locais de moradia.
O esporte, enquanto forma de lazer, é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde físico e psíquica do ser humano. Tratando-se de crianças e jovens de nossos dias carentes de valores encontram no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade.
Ante estas necessidades, proponho desenvolver políticas públicas no âmbito da iniciação esportiva, para serem aplicadas na Praia de Charitas, visando atender meninos e meninas de 6 a 12 anos de idade moradores da comunidade Preventório, que demonstrem interesse em aderir ao plano a ser desenvolvido e que estejam devidamente matriculadas em qualquer unidade escolar de ensino.
O foco do projeto não visa o alto rendimento, performance, e sim, oportunizar essas crianças a terem opções de lazer com intervenção pedagógica, vivência social, acesso a diferentes manifestações culturais.
Objetivos:
Contribuir com o desenvolvimento humano, social, cultural e esportivo de crianças moradoras da comunidade Preventório, bem como transformação social e qualidade de vida.
Metas:
Atender todas as crianças de toadas as comunidades próximas a Praia de Charitas no prazo de cinco anos.
Metodologia:
A modalidade beach soccer ou futebol de areia deverá acontecer na Praia de Charitas e os conhecimentos a serem trabalhados irão do desenvolvimento das valências físicas à qualidades importantes para a formação de um cidadão como, respeito, cooperação, participação, entre outros. Todavia, visando sempre a interação com o outro, escutando-o, dialogando com a bagagem cultural que o mesmo traz. Está prevista reuniões de equipe a fim de avaliar o projeto e preparar as atividades que terão sempre um diálogo com os objetivos do projeto e a demanda dos participantes. Um fator importante é o controle da assuidade de alunos e profissionais para permanência no projeto.
...