RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
Por: lili_costa • 7/3/2016 • Trabalho acadêmico • 308 Palavras (2 Páginas) • 9.000 Visualizações
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
Disciplina: História da Arte
RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
O filme “Ensaio sobre a cegueira” de Fernando Meirelles é uma adaptação do best-seller homônimo de José Saramago, onde relata vários conflitos humanos. O filme narra a história de uma cidade que é acometida por um estado de cegueira, ao qual se alastra como uma epidemia contagiosa. Diante desse colapso, o governo toma medidas de isolar os infectados em quarentena em um antigo hospício da cidade, e lá são abandonados nas condições insalubres do lugar. Esses doentes não tinham alimentação suficiente e nem poderiam abandonar o lugar, pois eram vigiados.
Dentro do grupo aprisionado, existe uma mulher que não fora infectada. A mesma protagoniza o filme e nos faz ver através de seus olhos os sentimentos de descaso.
A obra traz uma mensagem de como o homem reage diante de experiências que o levam ao limite das condições físicas e psicológicas, despertando dentro de si, sentimentos primitivos e contraditórios que podemos constatar como situações de humilhação, intolerância e abuso de poder. Situações essas que se confrontam com a experiência de vida em estagio normal da vivência em sociedade.
No decorrer do filme, as condições de sobrevivência dos infectados se torna mais dramática e através da única personagem que possui visão, os outros personagens procuram sobreviver diante de uma situação extrema.
Tal obra nos submete a uma reflexão de que devemos sempre trabalhar os problemas do mundo com humanidade, ou acabaremos cada dia mais cegos por interesses pessoais.
...