RESPOSTAS ÀS QUESTÕES A SEREM TRABALHADAS DO TEXTO COMUNICAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO LIVRO O QUE É COMUNICAÇÃO, DE JUAN DÍAZ DE BORDENAVE
Por: AncelmoNeto • 14/2/2016 • Trabalho acadêmico • 684 Palavras (3 Páginas) • 3.658 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH III
COMUNICAÇÃO SOCIAL/JORNALISMO EM MULTIMEIOS – BACHARELADO
PRODUÇÃO DE TEXTO I
PROFESSORA: MANUELA PEREIRA
DISCENTE: ANCELMO NETO LOULA GUIMARÃES
RESPOSTAS ÀS QUESTÕES A SEREM TRABALHADAS DO TEXTO COMUNICAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO LIVRO O QUE É COMUNICAÇÃO, DE JUAN DÍAZ DE BORDENAVE.
QUESTÃO 1 – QUAL A RELAÇÃO ENTRE COMUNICAÇÃO E CULTURA?
Na acepção de Bordenave cultura e comunicação apresenta uma relação perfeitamente ajustada, onde a cultura insurge-se como um conteúdo veiculado pela comunicação. Ele aduz, que “a comunicação foi o canal pelo qual os padrões de vida de sua cultura foram-lhe transmitidos”.
Essa abordagem do autor assemelha-se à visão clássica de que a cultura é algo que abrange a comunicação, considerando-se que a cultura é todo fazer humano que pode ser transmitido de geração a geração.
Entretanto, em discordância com o autor, há de se inferir que as noções de cultura e comunicação não são de ordem das circunstâncias históricas ou técnicas, na verdade, elas relacionam-se por justaposição, onde uma não existe sem a outra, não havendo uma relação de abrangência e nem correspondência analógica em planos paralelos.
QUESTÃO 2 – O QUE VOCÊ SABE SOBRE MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL?
No singelo entender desse discente, meios de comunicação é o termo designado englobar os instrumentos ou formas utilizados para realização de processo comunicativo.
Obviamente, tem-se uma acepção errônea que os meios de comunicação englobam somente a comunicação de massa e os instrumentos para a realização da comunicação individual. Entretanto, sua abrangência vai além, englobando todas as formas e meios capazes de realizar um ato de comunicação, podendo ser sonoro, escrito, gestual e audiovisual.
QUESTÃO 3 – O QUE PENSA O AUTOR SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO?
O autor entende que os meios de comunicação representam apenas uma mínima parte de nossa comunicação total, fazendo uma diferença entre os meios de comunicação e outros processos comunicativos, como ler um cartaz ou receber um beijo. Entretanto, partindo do conceito anteriormente apresentado, discordo do autor e vejo o cartaz e o beijo como meios de comunicação.
QUESTÃO 4 – COMO PODEMOS RELACIONAR OS ATOS DESCRITOS NO PARÁGRAFO TERCEIRO COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO PARÁGRAFO ANTERIOR?
O autor faz uma distinção entre os atos de comunicação do parágrafo quarto e os meios de comunicação do parágrafo terceiro, colocando os meios de comunicação social como uma ínfima parte da nossa comunicação total.
QUESTÃO 5 – QUAL A FRASE DO PARÁGRAFO QUARTO QUE SINTETIZA O TEXTO?
“A comunicação confunde-se, assim, com a própria vida”.
QUESTÃO 6 – QUAL O PERCURSO SEGUIDO PELO AUTOR PARA CHEGAR À CONCLUSÃO DO PARÁGRAFO QUARTO?
O autor enumera o tópico como comunicação e socialização e procura demonstrar no primeiro parágrafo que a comunicação foi a responsável pelo nosso processo de socialização. No segundo e terceiros parágrafo ele procura elucidar que a comunicação é muito abrangente, fazendo uma distinção entre meios de comunicação e atos de comunicação e enumerando esses atos, para, então, diante de todos esses atos do dia-a-dia, evidenciar que a comunicação confunde-se com a própria vida em sociedade.
...