Resumo sobre Magic Band - Wearables
Por: Paloma Klein • 9/8/2016 • Projeto de pesquisa • 1.728 Palavras (7 Páginas) • 388 Visualizações
A internet das coisas:
Magicband
2016
INTRODUÇÃO
“(…) um novo sistema de comunicação que fala cada vez mais uma língua universal digital tanto está promovendo a integração global da produção e distribuição de palavras, sons e imagens de nossa cultura como personalizando-os ao gosto das identidades e humores dos indivíduos.” (Castells, 1996, s.p.)
Em 1988, o cientista americano Mark Weiser escreveu um artigo sobre computação ubíqua. Nele, Mark defende a ideia de que o computador se integra a vida das pessoas de modo invisível, mas que seu uso se faz presente. Ou seja, mesmo sem notar a sua presença em grande parte das tarefas diárias que temos, não conseguiríamos viver sem elas.
O termo “internet das coisas” só é cunhado em 1999 por Kevin Ashton, pesquisador britânico e diretor do Centro Auto-ID Laboratory do MIT (Massachusetts Institute of Technology). O centro era responsável por estudar o uso de RFID (radio frequência) e Wireless Sensor Networks. E tinham como objetivo a criação de um sistema global de bens que fizesse uso de sistema de numeração único, o Eletronic Product Code.
Como definição, o termo caracteriza-se como uma revolução tecnológica que visa conectar itens que usamos diariamente à internet. Essa revolução reflete o futuro da computação e da comunicação que resulta da inovação técnica nas áreas de sensores sem fio e nanotecnologia. Simplificando, isto tudo é o resultado de objetos comuns que são conectados à uma rede ou banco de dados, tornando-os inteligentes e fazendo a comunicação entre outro objeto ou entre nós, humanos.
Estabelecemos assim, uma conexão entre o mundo físico e o digital onde o conceito de “always on” se aplica com plenitude. O mundo off e on se confundem e não somos capazes de identifica-los separadamente. Nosso mindset foi totalmente reconstruído com base nessa realidade.
A internet das coisas será cada vez mais comum em nosso cotidiano, a fim de facilitar nossa vida a um ponto que não perceberemos que há internet ou algum aparelho que está nos fazendo algo, ele será invisível e imperceptível. Eles transformarão nossa realidade em médio/longo prazo de forma similar ao que o mobile mudou nossas atitudes há quase uma década.
A alta demanda de aparelhos e dispositivos vestíveis se faz presente nos mais variados mercados, desde o mundo fitness até segurança patrimonial, por exemplo.
Outro ponto a ser abordado neste trabalho é a segurança das informações fornecidas e a privacidade dos mesmos na posse da marca. A quantidade de dados fornecidos por estes consumidores é bem alta, e o desafio das marcas é utilizá-las de maneira a aperfeiçoar o tempo do usuário alcançando suas expectativas e fazendo com que sua experiência seja cada vez mais relevante e pertinente.
A tecnologia de wearables está em crescente alta no mundo inteiro. Segundo a empresa de Business Inteligence Berg Insight, a previsão global na área de vendas de dispositivos wearable em 2017 é de 64 milhões. Caso as estimativas da Juniper Research se concretizarem, o número de “coisas” conectadas à internet quase que triplicará até 2020, galgando 38,5 bilhões de dispositivos. Vemos que grandes empresas e instituições adaptaram-se à esta nova realidade tendo que transformar sua visão de mercado e target e expandir sua visão para esta atual perspectiva de mercado e oportunidades.
Considerando este panorama atual, a comunicação sofreu mudanças para se adaptar e reinventar na alteração para o mundo digital.
A internet fez com que as linhas que delimitavam antigos horizontes fossem quebradas e criou espaço para novas mídias de maior alcance, velocidade e acesso a conteúdo.
No mercado brasileiro, nota-se que o ele ainda engatinha se comparado ao cenário internacional. Este projeto pretende analisar quais os fatores essenciais que transformam e compõe o mercado nacional e quais as oportunidades a serem aplicados no target nacional.
Este novo cenário tecnológico mudou as formas de relacionamento entre as pessoas e como consequência, também criou novas perspectivas de mercado e trabalho. Segundo o antropólogo Manuel Castells, delimita esse fato como “acontecimentos de importância histórica transformaram o cenário social da vida humana. Uma revolução tecnológica concentrada nas tecnologias da informação começou a remodelar a base material da sociedade.”
Analisando o objeto desse estudo, a Disney implementou em 2014 a tecnologia de wearables em seu complexo de parques e hotéis. A MagicBand (pulseira mágica) interpreta dados em tempo real, controla cada movimento dos visitantes e eleva a experiência à outro nível.
De acordo com o site 'Digital Trends', a Disney tem projetos ambiciosos para a ampliação da tecnologia de wearables. Fala-se no valor de US$1 bilhão para a expansão do programa 'MyMagic+', que pretende aprimorar os acessos do visitante no complexo Wall Disney World.
O programa tem o objetivo de personalizar e proporcionar conveniência aos visitantes. Através de CRM, a tecnologia facilita e agiliza entrada no parque e nos restaurantes, por exemplo.
Ainda de acordo com o site, até fevereiro de 2015, 11 milhões de MagicBands foram usadas.
[pic 1]
Fonte: http://pop.h-cdn.co/assets/15/11/980x490/landscape_1426008027-disney-magicband.jpg
OBJETIVO
Este trabalho tem a intenção de demonstrar que o mercado voltado às tecnologias vestíveis vem tomando cada vez mais espaço e tornando-se muito relevante ao usuário. Constata que o futuro estará repleto desses gadgets que serão incorporados à diversos itens de uso rotineiro, tornando-se indispensáveis facilitadores e poupadores de tempo.
O objetivo geral deste trabalho é analisar o case da Disney
as diferenças presentes no mercado brasileiro, estudar os consumidores e entender quais suas necessidades.
Como objetivo específico, o trabalho analisará o complexo Disney através da experiência do wearable, MagicBand.
- Analisar o público alvo
- Descobrir os desafios encontrados pela Disney
- Analisar o impacto na Disney
- Identificar oportunidades
JUSTIFICATIVA
Este estudo é pertinente visto que o mercado voltado à “internet das coisas” demonstra constante crescimento e investimento das empresas. Com a tão expressiva presença digital e de novos meios de comunicação surgindo, é necessário entender melhor qual a estratégia correta e mais relevante para atingir o target. Entender o ser humano e alinhar com a tecnologia é um ponto importante no decorrer de análise deste projeto.
O projeto visa alinhar a tecnologia com a visão de marketing e comunicação digital, unificando esses universos a fim de desvendar suas particularidades e reais perspectivas no mercado.
...