Semiótica - Estruturalismo
Por: Johnny Teodoro • 21/4/2015 • Relatório de pesquisa • 250 Palavras (1 Páginas) • 276 Visualizações
ESTUDOS DA SEMIÓTICA - ESTRUTURALISMO
Uma das grandes correntes da linguística moderna, o Estruturalismo surgiu nos anos 50 e se constitui na análise da língua por meio de um sistema articulado e interligado. O linguista e sociólogo suíço Ferdinand de Saussure foi quem forneceu bases de pensamento para o campo da linguística por conta de seus estudos sobre a língua e a fala. Para ele, a língua é algo imposto ao indivíduo. Já a fala se trata de um ato particular. Sendo assim, a união da língua com a fala resulta na linguagem.
Com Saussure foram desenvolvidas ideias iniciais dos estudos dos signos, que é resultado da dicotomia entre Significado e Significante, onde Significado se trata do conceito (o conteúdo) e o Significante é a forma (representa/simboliza algo). Outras duas importantes correntes da linguística moderna é o Funcionalismo e o Gerativismo. No Funcionalismo se parte do princípio de que a linguagem é um instrumento a ser utilizado com o propósito de interação social, permitindo relações e expressões de indivíduos uns com os outros. Já no Gerativismo se tem a ideia de que a língua deixa de ser interpretada como uma propriedade resultante do comportamento humano e suas interações. No Gerativismo se tem o conceito de que a língua é inata ao homem, ou seja, nasce com ele e portanto é algo interno que "geraria" as expressões linguísticas.
O Estruturalismo contribui com a ciência da comunicação ao auxiliar na eficácia da emissão de informação, de maneira que ela seja melhor compreendida pelo receptor.
...