Teorias das comunicações de massa
Por: 86988973363 • 13/8/2019 • Trabalho acadêmico • 482 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
Teorias das comunicações de massa
Viviane Santos da Rocha
(Universidade Estatuall do Piauí, Campus Poeta Torquato Neto, acadêmia cursando 3º do curso Bacharel em Jornalismo. Teresina – PI, Brasil)
Wolf, Mauro. Teoria das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
RESENHA DO LIVRO “TEORIAS DAS COMUNICAÇÕES DE MASSA” DE MAURO WOLF
O autor inicia seu livro com a definição de Wright para a teoria hipodérmica. Explica que esse modelo é sustentado pela afirmação: “todo membro do publico de massa é pessoal e diretamente ‘atacado’ pela mensagem.
A teoria hipodérmica inicia durante as Duas Grandes Guerras, se difundindo através das Comunicações de massa, sendo a primeira reação provocada entre estudiosos. Ela é uma abordagem global da mídia e se resume na influencia que ela tem sobre a sociedade.
O autor fala muito sobre a sociedade de massa, já que para entender a teoria hipodérmica precisa-se dela. Wolf diz que o enfraquecimento dos vínculos tradicionais contribui para afrouxar a conexão com a sociedade e preparar as condições para o isolamento e a alienação das massas. Ele também destaca o quanto o “homem-massa” é importante, já que ele é a desintegração das elites e o contrário do homem culto. Já a massa, como define o autor: o juízo dos incompetentes, representação do triunfo de uma espécie antropológica, construindo a própria função sobre o saber.
E essa denominação de massa como uma organização social, o autor dá importância pelos seguintes motivos: o fato de os indivíduos serem isolados, que é o elemento central da teoria hipodérmica.
Segundo Wolf, a teoria hipodérmica sustentava uma conexão direta entre a exposição ás mensagens e o comportamento.
Depois ele explana o modelo de Lasswell, elaborado nos anos 30, foi criado como aplicação de um paradigma para a análise sociopolítica.
O modelo de Lasswell define e organiza setores específicos de cada pesquisa. O estudo dos emissores, a análise do conteúdo das mensagens, análise dos meios, análise da audiência e dos efeitos.
A tese explica que o comunicador é quem sempre toma a iniciativa, e os efeitos sempre se dêem exclusivamente sobre o público. Ainda há algumas premissas fortes: os processos são assimétricos e o emissor é ativo produzindo estimulo e uma massa de destinatários, que reage quando atingida pelo estimulo; a comunicação é intencional e orientada para obter um objetivo próprio; as funções do comunicador e destinatário aparecem isoladas das relações sociais onde ocorrem comunicações.
Wolf explica bem no livro, não se utiliza de muitos exemplos para explanar o assunto, apresentando as idéias de Lasswell, é bem claro, além de apresentar citações de estudiosos na área para dar conceitos aos termos.
Wolf traz uma linguagem e elementos no livro fáceis de entender as explicações sobre teoria da comunicação das massas, o livro traz uma análise das teorias e dos modelos elaborados nas pesquisas sobre as comunicações de massa. Indico para quem busca entender melhor as teorias das massas e a sociedade de massa, também para alunos dos cursos
...