Você Tem Cultura?
Por: RODRIGGOTAVARES1 • 1/9/2018 • Trabalho acadêmico • 440 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL, CAMPOS A.C. SIMÕES
Curso: Relações Públicas Noturno, 1° Período, 2018/1
Disciplina: Introdução à Produção e ao Reg. Do Conhecimento
Professora: Rosa Lucia Lima da Silva Correia
Aluno: Rodrigo Cordeiro Tavares
ROTEIRO DE ESTUDO SOBRE O TEXTO “ Você tem cultura? ” DE ROBERTO DA MATTA, publicado como artigo no Jornal da Embratel, Rio de Janeiro, em 1981.
01- OBJETIVO E TEMA DE DISCUSSÃO:
Tem por objetivo mostrar as várias vertentes e significados que a palavra “cultura” pode traduzir. Mostrando logo no primeiro parágrafo a origem e causa que fizera o autor abordar tal tema.
02- PROBLEMA:
Utilizar a palavra cultura como sinônimo de sabedoria e sofisticação, confundindo-se até com inteligência evidencia o problema em questão.
03- OBJETIVO (S):
O objetivo principal que o autor nos apresenta é mostrar noções sobre a cultura e seus significados, podendo ser bem mais que uma simples palavra e sim um conceito para melhor compreensão das vivências de cada pessoa.
04- JUSTIFICATIVA:
De acordo com Roberto da Matta, a cultura, inicialmente, parte do senso comum relacionado com a capacidade intelectual de um indivíduo, porém para antropólogos sociais a cultura é um conceito principal para a interpretação da vida social.
05- METODOLOGIA OU PROCEDIMENTOS:
Por meio de exemplos diversos, ele se utiliza do método de comparação de palavras e comportamentos, contra argumentando o senso comum. Nos mostra a cultura pelo modo social, antropológico, oposições e diferenças, complementando-as.
06- REFERENCIAL OU APORTE TEÓRICO/IDEIAS/CONCEITOS UTILIZADOS (PRIMÁRIOS/SECUNDÁRIOS)
O autor deixa claro o conceito de cultura segundo a antropologia e a sociologia. Afirmando que cultura marca a maneira d viver de um grupo, sociedade, país ou pessoa. Ou seja, cultura é um modo através do qual as pessoas de um grupo pensam, classificam, estudam e modificam o mundo que os cerca.
07- DESENVOLVIMENTO:
Com as citações “ Maria não tem cultura “ e “ a cultura dos índios Api Nayé de Goiás “, o antropólogo veio a refletir sobre o uso da mesma palavra cultura em casos distintos e a partir daí desenvolver a discussão de ideia e ou conceito da mesma.
Utilizou-se dos conhecimentos sociológicos e antropológicos para enfatizar e exemplificar seus argumentos fazendo até analogia entre “personalidade” e “cultura” e também diferenciando grupos e conjuntos de pessoas, conceitos e suas oposições como categorias.
08- CONCLUSÃO/PARECER/POSICIONAMENTO DO AUTOR COM RELAÇÃO AO PROBLEMA ABORDADO:
Conclui-se para da Matta que a cultura favorece a coletividade, convivência em grupo, trazendo a ideia de que o indivíduo não escolhe sua cultura,
...