A Comunicação Empresarial
Por: 269902015 • 6/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.073 Palavras (5 Páginas) • 533 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
MARKENITING - BÁSICO
BRUNA AURÉLIA ALVES DE SOUZA – 269902015
A SAMARCO DEPOIS DO DESASTRE
...............................................................................................................................
Guarulhos
2016
BRUNA
A SAMARCO DEPOIS DO DESASTRE
Trabalho apresentado ao Curso Marketing da Faculdade ENIAC para a disciplina Modelos de Gestão
Prof. Renato José
Guarulhos
2016
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
1) Não, primeiro porque pensando como comunidade onde ao menos 12 pessoas morreram nessa tragédia, dinheiro nenhum consegue reverter essa situação, principalmente para os familiares dessas vítimas. E segundo que a região atingida foi coberta por muitas camadas de lama, e quando essa lama secar ficara ainda mais difícil, por mais trabalho que já estejam fazendo para que isso não ocorra, levara muito tempo. Esse dinheiro pode ajudar sim, para algumas emergências, mais ainda é pouco.
2) A partir do momento em que empresários decidem abrir uma empresa, seja ela, de pequeno, médio ou grande porte, a primeira coisa a se pensar independentemente de qual ramo essa empresa irá se especializar, é pensar como e quanto isso irá atingir a natureza, desde os cuidados com a coleta seletiva até a forma de lucro para atingir a comunidade, um exemplo do projeto das sacolas biodegradáveis, que causou muitas polêmicas também. Com isso abrir uma empresa, onde a maior fonte do lucro é de acordo com a natureza, a responsabilidade aumenta, no caso da Samarco, esses empresários tem como direito saber como eles estão agindo com a natureza. Tanto que a legislação brasileira vem constantemente se atualizando no intuito de poder levar mais informações sobre esse assunto. Ou seja, essa responsabilidade precisar ser levada dia a dia, não se pode esquecê-la, pois, além de envolver a natureza, ela exerce a função de atingir seres humanos, que é uma responsabilidade muito grande.
3) Acredito que isso até seria possível acontecer. Porém em noticiário online da página El Pais, na data do dia 23 de fevereiro de 2016, apresenta que a Policia Civil pede prisão preventiva de ex-presidente da Samarco por esse desastre, isso aconteceu pois de acordo com os inquéritos, em novembro de 2015,mês do desastre, relata que houve diversas falhas no monitoramento da barragem e que foram as causas desse desastre, apontado como o maior desastre ambiental da história do Brasil, sendo assim parece que as coisas para a Samarco não estão muito a favor pra ela não, e com certeza natureza, não será culpada por isso, deixando a responsabilidade para a Samarco.
4) A Samarco não vai sair dessa história como vítima, mas acredito que esse valor que a Samarco precisa pagar, ela vai acabar pagando um valor bem menor do que o solicitado, pois dessa forma ambos estarão ajudando um ao outro, principalmente sendo aqui no Brasil.
5) Em notícia no portal exame.com do dia 15 de março. Em Mariana a economia está muito devastada e a população desesperada por isso aceita a volta da Samarco, e eles não pensam no que aconteceu, mesmo depois de toda a tragédia. O fato é que há muitas pessoas desempregadas, e o número de pessoas que buscam emprego cresceu bastante. Por isso eles estão pensando apenas no futuro, por mais que essa tragédia tenha deixado famílias desabrigadas, e tristes com o acontecido.
6) A tragédia de Mariana abalou todas as estruturas econômicas e ambientais de Minas Gerias. Depois disso a Samarco passou a ser desqualificada, a boa imagem desmoronou junto com o rompimento, espalhando lama por todos os lugares, causando mortes e algumas pessoas feridas, e muitas pessoas desabrigadas, e desempregadas, literalmente a Samarco caiu, e não sabe como e quando levantar-se.
A Samarco tem sim condições de voltar a trabalhar, podendo voltar a operar até mesmo ano que vem, mas ainda há muitas dúvidas do que realmente aconteceu, e isso levara um bom tempo para ser diagnosticado.
7) Nesse caso foi culpa da empresa, pois como o órgão não tem recursos nem pessoas suficientes para poder trabalhar, e ainda mais que eles se baseiam em relatórios que são enviados pela própria empresa, nesse caso a Samarco, é uma empresa que estava fazendo um bom trabalho (de acordo com os relatórios), que foram classificados como de baixo risco. Por isso se o relatório que é enviado ao órgão de fiscalização está conforme, eles fazem apenas o ideal. Agora se for constatado que a culpa é da Samarco mesmo, a auditoriana empresa que envia esses relatórios estava falha, deixando com que essa tragédia acontecesse.
...