A Consciência
Por: wannamomsen • 3/5/2016 • Dissertação • 290 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
“Consciência ambiental”
O ar poluído por nossos automóveis afetam o desenvolvimento respiratório e possibilitam o surgimento de doenças. O esgoto despejado nos rios e mares acaba matando peixes e contaminando nossas águas, impossibilitando o consumo. O lixo acumulado nas ruas acaba poluindo as águas e abre caminhos para novas doenças. São inúmeras as consequências, e em geral afetam a existência do homem.
Mesmo assim, a grande maioria das pessoas não se vê como parte do meio ambiente, acabam não praticando certas ações ou só as executam apenas quando há compensações financeiras. É o caso da economia de água. Recentemente, muitas campanhas e ideias foram lançadas sobre este tema, chamando atenção para a crise hídrica e não necessariamente ao desenvolvimento da consciência ambiental.
Outra ideia que vem chamando a atenção é o uso de sacolas plásticas. Grandes redes de supermercados já aderiram à campanha, eliminar a utilização das sacolinhas, ou em outros casos, irão cobrar por elas. Há controvérsias. Devem banir as sacolas plásticas ou promover ações em favor de seu uso consciente? No dia a dia a melhor forma é utilizar este e qualquer outro produto de forma consciente, ou seja, reduzindo, reutilizando e reciclando.
Cabe ao trabalhador escolher a bicicleta no lugar do carro. O dono da fabrica tratar o efluente ao invés de depositá-lo nos rios. A mãe de família escolher reciclar o lixo de sua casa. Os governantes melhor fiscalizarem a aplicação das leis ambientais. A sociedade deve reeducar a sua consciência, refletir e adotar soluções consistentes para garantir a preservação do meio ambiente e a saúde das pessoas. Assim acabando com este desafio ambiental.
...