A Gestão de Pessoas FGV
Por: Bruna Steffens • 3/8/2019 • Trabalho acadêmico • 849 Palavras (4 Páginas) • 410 Visualizações
MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL
Disciplina: Gestão de Pessoas Módulo:4. Liderança: Competências e Desafios
Turma: MBA Gestão Empresarial - 01/2019.
Introdução
Líderes: Super-Heróis ou Psicólogos?
O tema proposto nos faz analisar um dos personagens principais dentro de uma organização, o gestor-líder. Personagem este que tem sob sua responsabilidade colaborar com a ascensão da empresa, apresentando resultados através de seu trabalho. Mas, para alcançar esses resultados desejados precisa de uma equipe que esteja disposta a cooperar. Segundo Covey (1996), “gerenciar é uma visão dos métodos, a forma ideal de alcançar algo. Já a liderança trabalha com as pessoas que farão com que os objetivos sejam alcançados”.
Então é onde surgem os desafios, desafios estes que devem ser superados através de orientações, estímulos e influências, portanto, ao conduzir essa equipe o gestor-líder deve levar em consideração que fazem parte dela pessoas com personalidades diferentes, culturas diferentes e expectativas diferentes.
Sendo assim, será analisado as principais características dos perfis de liderança, vantagens e desvantagens de cada perfil e estilos de liderança mais frequentes no ambiente organizacional para entendermos um pouco mais deste profissional que é uma mistura de super-herói, sem capa, com psicólogo, tendo que se preocupar tanto com a questão da produção quanto com o relacionamento que possui com seus liderados, em um ambiente onde a pressão é constante e as mudanças ocorrem a todo momento. Segundo Macêdo e colaboradores (2012:94), “liderança é a arte de educar, orientar e estimular as pessoas a persistirem na busca de melhores resultados num ambiente de desafios, riscos e incertezas”.
Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança
Para que se possa entender sobre liderança é necessário visitar o passado e acompanhar a evolução das Teorias de Liderança ao longo do tempo.
Começando pela Teoria dos Traços/Personalidade, onde quem nascesse com determinados traços físicos, intelectuais, socias ou de execução de tarefas estaria mais propenso a ser um líder, verificando-se com o passar do tempo que esta teoria estaria equivocada, sendo a mesma descartada.
Evoluímos então para a Teoria da Liderança, de Hersey e Blanchard, onde se percebe que a atuação do líder depende de seus lideradados, tanto no quesito produtividade quanto emocional, ou seja, como era seu relacionamento com os mesmos.
E assim surgem alguns estilos de liderança que possuem suas características específicas, bem como vantagens e desvantagens, são eles:
ESTILO VANTAGEM DESVANTAGEM
Autocrático/Autoritário:
Por mais que as organizações procurem acompanhar as mudanças que vem acontecendo ao longo do tempo, ainda é possível encontrar este estilo de liderança nos dias atuais. É um modo de liderar considerado ultrapassado, mas, acredito que se faz necessário, pois nem todos os liderados possuem comprometimento e maturidade para entender que todos precisam dar o melhor de si para que os resultados sejam alcançados. É aquela figura que se denominava chefe, com autoconfiança, segurança para tomar decisões sozinho, rigoroso com o controle dos processos.
Problemas com comunicação, socialização, trabalho em equipe.
Participativo/Democrático:
Este modelo de liderança acredito ser o mais visado, desejado pelas organizações, pelo fato de hoje, termos que ser mais comunicativos, estarmos mais dipostos a ouvir. Mas, no meu ponto de vista, não é o modelo
...