A JORNADA DO HERÓI (Spirit)
Por: NC_Soares • 29/4/2019 • Trabalho acadêmico • 899 Palavras (4 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
Obra Audiovisual : Spirit - O corcel Indomável
Ano: 2002
Animação, Faroeste
Um paralelo com os estudos de Joseph Campell e sua Jornada do Herói
Passo 1 - ( ATO I)
Nosso Herói nasceu no lugar que veria a se chamar o velho Oeste. Um mustangue livre e de espirito indomável que vive nas terras do Oeste. Veio a se tornar o líder do seu bando e tinha assim a responsabilidade de protegê-lo.
Passo 2
Uma noite, enquanto nosso herói estava vagando pelo meio de seu bando, fazendo a guarda, avista uma fogueira no meio da floresta. Curioso e achando aquilo estranho, foi investigar.
Passo 3
Haviam oficiais da cavalaria Americana dormindo perto da fogueira. Sabendo que queriam capturá-lo, o corcel tentou fugir, mas ao tentar despista-los para longe de seu bando e de sua terra natal, nosso herói foi pego e lavado para o exercito Americano. Onde conhece o vilão da historia. O coronel da cavalaria Americana queria domar nosso mustangue a todo custo. Impiedoso e temido o fez pensar em uma cascavel.
Passo 4
Uma manhã, após terem se passado 2 dias que nosso corcel estava no tronco porque tentaram domá-lo mas não tiveram sucesso, um índio Lakota também foi capturado, este veria a ser o mentor do nosso herói. No terceiro dia que nosso Corcel foi colocado no tronco, onde estava amarrado sem comida e sem água, o coronel mandou retirado para uma nova tentativa de montaria. Sem obter êxito o Coronel tenta matar nosso herói, mas o Índio Lakota que tem por nome Pequeno Rio o ajuda e assim conseguem juntos escapar da Cavalaria Americana.
Passo 5 - (ATO II)
Depois de escapar nosso mustangue é levado pelo Índio Pequeno Rio e alguns outros Índios para sua Aldeia. Nosso herói fica encantado por Chuva, uma égua do seu mentor. Encantado por ela, mesmo querendo voltar para sua Terra Natal ele acaba deixando-a apresentar aquele novo mundo para ele.
Passo 6
Já apaixonado nosso Corcel Spirit se sente dividido entre voltar para sua Terra Natal e permanecer junto a Chuva. Uma amizade começava a se formar entre Spirit e o Índio Lakota através de confiança e respeito. Ao ser libertado Spirit queria compartilha sua Terra Natal com Chuva mas a égua não quer deixa Pequeno Rio. Em meio a essa decisão a aldeia é atacada pela cavalaria Americana então nosso herói corre para ajudar e impedir que Chuva, que tinha ido procurar seu amigo, se machucasse. Em todo esse caos Chuva está com seu Índio indo enfrentar a Cavalaria, mas o coronel apontando uma arma para o Lakota, acerta um tiro na égua que com o próprio corpo protegeu o amigo fiel, assim os dois acabam caindo no rio. Spirit que viu tudo corre para encontra com sua amada, desse modo também consegue impedir que novamente o coronel atirasse em Pequeno Rio. Avistando o Mustangue antes capturado, o coronel começa uma perseguição para reaver o Cavalo Selvagem, que ia seguindo o curso do rio procurando por Chuva.
Passo 7
Spirit consegue encontrar a égua Chuva mas ela está muito ferida, ele fica ao lado dela até que alguns homens da cavalaria chegam e o captura novamente. Acreditando que a égua não irá sobreviver a deixa para trás. Nosso herói triste se deixa ser levado não sabendo ele que o índio Lakota, Pequeno Rio os observava.
Passo 8
Nosso herói capturado é levado para um acampamento onde acontece uma construção ferroviária. Ele é atado a correntes para ser obrigado a puxar uma locomotiva. Percebendo então que estava sendo guiado para sua Terra Natal, Spirit cai e finge está morto para poder se libertar. Após ter se libertado ele solta os outros cavalos para impedir que a locomotiva seja levada adiante. Desse modo um incêndio começa e se espalha em meio à floresta, nosso herói corre para tentar salvar a própria vida. Em um momento em meio à fuga, ele se ver preso a um tronco sem conseguir se soltar e é nesse momento que Pequeno Rio chega e o salva e então eles seguem juntos com Rio Montado pela primeira vez no Mustangue, fugindo da cavalaria e do fogo.
...