A Rádio a mídia da emoção
Por: Jade Guimarães • 3/5/2018 • Resenha • 429 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
Rádio é emoção
O livro Rádio a mídia da emoção, aborda de uma forma simples, mas entusiástica o meio de comunicação que sobreviveu a invenção da televisão e que se reinventa a cada novo dia. Escrito por Cyro Cesar (radialista, locutor, produtor, coordenador de emissoras em São Paulo e criador e diretor da Radioficina) a fim de mostrar que não basta ser um bom apresentador se não há emoção no que se faz.
O livro conta a trajetória do autor no meio radiofônico, como quando criança ficava na porta da emissora esperando os grandes artistas da radionovelas abonarem o local, somente para ter um vislumbre daquelas pessoas que davam vida a sua imaginação. O primeiro emprego dentro de uma rádio e como naquele momento o meio estava se reinventando para ganhar um novo público e reconquistar o antigo.
O ponto que chama atenção é quando o autor é questionado se irá se emocionar ao fazer o seu programa, pois segundo o seu superior rádio é comover-se, comover os ouvintes através das músicas tocadas e das mensagens deixadas, imprimindo identidade na voz, para que as pessoas que ouvirem reconheçam o radialista no seu simples “bom dia”. A partir daquele momento Cyro Cesar se transformou dentro do rádio permitindo-se emocionar a cada programa que apresentava.
Ao mudar a perspectiva com que via o trabalho radiofônico, o autor cativou muitas pessoas, dentre colegas de trabalho e ouvintes e um caso se destacou. Um homem veio a procura de Cyro em seu trabalho e ao final de seu expediente o radialista resolveu ceder um pouco do seu tempo para ouvir sobre a história do rapaz. A cada minuto que se passava e o conto prosseguia, o autor notava com seu papel no rádio era importante e como ao ouvir o conselho de um homem sábio, ele havia se tornado uma pessoa acessível, com quem seus ouvintes se identificavam e contava com sua ajuda. Este caso marcou para sempre a vida das três pessoas envolvidas, tanto que os filhos do casal foram batizados com os nomes de Cyro e Cesar em homenagem ao radialista.
- Cyro faz uma observação sobre todas as atividades profissionais dentro de uma rádio e explica cada uma delas.
- Apreciar outros meios de comunicação sendo um profissional, faz crescer muito. Fazendo o radialista escutar outros gêneros que não seja do seu gosto pessoal somente. “Qualquer que seja a área que você escolher, é importante buscar conhecimento por meio do preparo.”
...