A Segurança na Web
Por: Letícia Lopes • 3/7/2016 • Trabalho acadêmico • 3.368 Palavras (14 Páginas) • 286 Visualizações
LETÍCIA LOPES DA SILVA
A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
PADRE PARAÍSO
CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA
ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE JOÃO PINHEIRO
2015
LETÍCIA LOPES DA SILVA
A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
Trabalho apresentado como registro parcial para aprovação nas matérias de Comunicação Gerencial, Banco de Dados e Pratica Simulada e Projeto de Sistemas sobre orientação da Professora Débora Luíza Viana Neves.
PADRE PARAÍSO
CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA
ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE JOÃO PINHEIRO
2015
Agradecimentos
Agradeço primeiramente a Deus pelo dom da Vida, a Professora Débora pela confiança depositada em mim e pela orientação para o desenvolvimento desse trabalho. Também agradeço a minha família e amigos por sempre me apoiarem e dar constante incentivo para dar continuidade ao curso.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 O GRANDE ACESSO Á INTERNET
2.1 Consumismo
3 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
3.1 Princípios básicos
4 REDES SOCIAIS
4.1 Mídias sociais vs. Redes sociais
4.1.1 _ Os tipos de redes sociais
4.1.2 _ Características
5 PRIVACIDADE E SEGURANÇA
5.1 Riscos
5.2 Cuidados a serem tomados
6 CONCLUSÂO
REFERÊNCIAS:
1 INTRODUÇÃO
O exposto trabalho propõe mostrar como atingir o controle de estar em uso das redes sociais na internet, e precisamente seguro, de forma que se tenha uma boa utilização das mesmas, sem se expor em excesso, conservando as informações com práticas de métodos funcionais de segurança da informação, estando a par dos riscos que facilmente pode ser identificados no decorrer do acesso, e desse modo evitá-los.
Encontramo-nos no tempo da informação a grande presença das tecnologias de comunicação e seu fácil acesso, que tem desencadeado para a humanidade uma tranquila mobilidade de se comunicar onde se desempenha enormes oportunidades de aprendizagem e crescimento.
Nos últimos anos visualizamos em conjunto, com a evolução da internet, á aparição da web social e das funções e recursos que a compõe (redes sociais, blogs, local de compartilhamento de ideias, etc.). A era das tecnologias móveis (tablets e smartphones) vem tomando conta de nossa sociedade contemporânea.
Inúmeras informações são compartilhadas entre esses usuários, os quais disponibilizam seus dados, alguns deles até sensíveis que ficam à disposição de membros terceiros da rede.
A riqueza incalculável de informação que circula nesses meios merece certa atenção dos seus usuários que as utiliza, pois bem sabemos que nem toda informação é segura e concreta. Muitos nem se quer tem em mente do conteúdo que consciente e inconscientemente está sendo distribuído, e desse modo não levam em conta a importância de se manter em um meio seguro para proteger seus dados de pessoas e códigos mal intencionados na Web. Estamos vulneráveis diariamente aos riscos que se encontram na rede, e é necessário criar navegadores cuidadosos em todos os parâmetros da informação. A fim de realizar uma interação de comunicação e compartilhamento de informações saudável e confiante diante desse mundo globalizado.
[pic 1]
2 O GRANDE ACESSO Á INTERNET
Com o grande avanço do desenvolvimento social, o acesso a internet se tornou cada vez maior e ao alcance de todos.
Essa facilidade de acesso á rede, adicionada a mobilidade da internet nos torna cada vez mais dependente aos mecanismos digitais, em especial os smartphones que vem tomando conta da vida de nossa sociedade, que busca a facilidade e agilidade nesse mundo atual.
Segundo a Tele Síntese o Brasil terminou maio de 2015 com 193,6 milhões de acessos banda larga móvel, 56,6% a mais que em maio de 2014.
Destes acessos, 182,0 milhões eram via tecnologia 3G (WCDMA) e 11,6 milhões via tecnologia 4G (LTE).
Isso mostra claramente que a conexão móvel já faz parte da vida corriqueira dos brasileiros, que usa seus aparelhos nas mais diversas situações de seu dia a dia.
2.1 Consumismo
Hoje na sociedade moderna capitalista, o consumismo e ostentação de produtos reinam principalmente na vida dos adolescentes que vivem das necessidades proporcionadas pelo mundo, que muitas vezes são seduzidos pela tecnologia querendo possuir sempre o mais moderno e atual, aquele com maior tecnologia e recursos para atender seu bem estar, sem dar conta dos impactos que sua fabricação e descarte causam para o meio ambiente e, também, para nossa saúde gerando um consumo desnecessário e muitas vezes exagerado.
Contudo esse alto consumo vem gerando grandes problemas nessa juventude que vive a mercê dos riscos e perigos que se encontra na rede.
...