TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA LITERÁRIA II: VERTENTES CRÍTICAS CONTEMPORÂNEAS

Por:   •  5/10/2020  •  Resenha  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS

TEORIA LITERÁRIA II: VERTENTES CRÍTICAS CONTEMPORÂNEAS

Ivana Felipe – 16207547

O III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record ocorreu no Teatro Paramount no dia 21 de outubro de 1967 se tornando um marco para a geração e história da música brasileira. O documentário “Uma noite em 67” consta com a direção de Renato Terra e Ricardo Calil que comentam as características da última etapa do festival que estava em ápice na década de 60 com o início das criações musicais, entrevistas aos artistas participantes e que buscaram nos arquivos da TV Record fotos históricas e declarações dos protagonistas anos depois do festival.  A noite dessa difícil disputa entrou para a história dos festivais com inovações na arte e na cultura, e o amor que os jovens sentiam nos anos de ditadura. Outro fato importante para essa noite são as vaias e marcas que tiveram destaque na edição do evento. Torcidas organizadas para vaiarem e ou aplaudir seus preferidos da noite. Caetano Veloso e Roberto Carlos conquistaram sorrisos e aplausos em suas apresentações.

O Tropicalismo segundo Favaretto, “elaborou uma nova linguagem da canção, exigindo que se reformulassem os critérios de sua apreciação, até então determinados pelo enfoque da crítica literária. Pode-se dizer que o tropicalismo realizou no Brasil a autonomia da canção, estabelecendo-a como um objeto enfim reconhecível como verdadeiramente artístico.” (2000 [1979]). Naquela noite, Caetano e Gil seriam venerados nacionalmente, atingindo o auge do Tropicalismo. Nesta mesma noite Sérgio Ricardo acaba por definir seu futuro na música quando sua performance dramática, destrói seu violão e lança em direção ao público depois de ser vaiado por sua apresentação, que consequentemente foi desclassificado da competição.

No palco, Chico Buarque, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, hoje, músicos apontados como ícones para a MPB (Música Popular Brasileira), disputavam e concorriam na grande noite. Às músicas tocadas, várias delas se transformariam em ícones d época e de movimentos políticos/culturais.  Para a grande noite, doze canções foram selecionadas e cantadas para a final. Representando os tropicalistas, Caetano Veloso com Alegria, Alegria e Gilberto Gil e os Mutantes com Domingo no Parque. Sérgio Ricardo, defendeu Beto Bom de Bola, Roberto Carlos exibiu o samba Maria, Carnaval e Cinzas, Chico Buarque de Holanda e o grupo MPB 4 cantaram Roda Viva. E Edu Lobo e Marília Medalha cantando Ponteio, que ao final do filme seria recebido no palco com todos os artistas pela música premiada do festival de 67.  Antes dela, Maria, carnaval e cinzas em quinto lugar, Alegria, alegria em quarto lugar, Roda viva em terceiro lugar, Domingo no parque, segundo lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com