A Violência Contra os Idosos em Questão no Brasil
Por: vivianepinho • 2/9/2021 • Trabalho acadêmico • 488 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
A violência contra os idosos em questão no Brasil
Artigo 4º do Estatuto do idoso: “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”.
A violência contra a pessoa idosa não é um fato novo. Ela atinge os idosos de todos os tipos e de todas as classes sociais: pessoas que simplesmente ignoram aqueles que dedicaram toda a sua vida para família. A gerontofobia (são pessoas que ignoram ou maltratam os idosos) vem de longa data. Essa violência deixa marcas no corpo e na alma.
Todos esses textos nos mostram a importância de tocar nesse tema, pelo fato de que o Estatuto do idoso garante esse direito à convivência familiar. Os cuidados com a pessoa idosa é de responsabilidade das famílias. No Brasil, a maioria das pessoas acima de 60 anos estão morando com seus parentes. Em Mais ou menos 25% de todas as famílias existe pelo menos uma pessoa com mais de 60 anos. Mais de 60% dos casos de violência contra o idoso ocorrem nos lares. Estudos parciais feitos no país mostram que dois terços das queixas dos idosos é contra filhos, netos ou cônjuges.
As denúncias mostram, em primeiro lugar, abusos econômicos (tentativas de se apropriar dos bens do idoso), em segundo lugar, agressões físicas e, em terceiro, a negligência dos familiares em dar-lhes proteção. Também há outros tipos de denúncias como o abuso sexual e maus tratos físicos e psicológicos. A maioria das violências físicas cometidas pelos filhos (homens) vivem com as vítimas, e dependem delas financeiramente, o que fortalece a ideia de que o fator econômico está ligado ao abuso.
Casos de violência contra os idosos vêm acontecendo a todo momento. Em 2019, foi registrado um aumento de 29% de casos de violência contra os idosos, e neste ano as denúncias quintuplicaram por conta da pandemia e do isolamento social. Mas o que fazer diante de tais ocorrências? É preciso de uma reação imediata da sociedade: desenvolver um processo urgente de sensibilizar a comunidade, para as questões que acontecem com os idosos, principalmente para a garantia de seus direitos e sua integridade física e emocional. Divulgar o Estatuto do Idoso. A questão do idoso é uma questão social, que requer garantias de seus direitos. Se é social diz respeito a todos nós.
Podemos observar que, neste ano, o governo lançou uma campanha para alertar a sociedade do aumento do número de casos de violência contra a terceira idade. Os governos federais, estaduais e municipais estão fazendo um bom trabalho em relação à dignidade e inclusão do idoso na sociedade, mas isso não é o bastante, ainda existe muito a ser feito, depende de cada um de nós que quer envelhecer com dignidade e respeito fazer a nossa parte e não ficar calados diante das violências contra os idosos. Plantamos hoje o que queremos colher no amanhã.
...