A Visibilidade do clube nos programas Alterosa Esporte e Globo Esporte
Por: ebervc • 31/5/2018 • Monografia • 17.066 Palavras (69 Páginas) • 274 Visualizações
Eber Vaz da Costa
AMÉRICA FUTEBOL CLUBE EM 2011
A visibilidade do clube nos programas Alterosa Esporte e Globo Esporte
Belo Horizonte
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)
2011
Eber Vaz da Costa
AMÉRICA FUTEBOL CLUBE EM 2011
A visibilidade do clube nos programas Alterosa Esporte e Globo Esporte
Monografia apresentada ao curso de Jornalismo
do Centro Un iversitário de Belo Horizonte
(UNI-BH) como requisito parcial à obtenção do
grau de Bacharel em Jornalismo.
Orientador: Evaldo Magalhães
Belo Horizonte
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
1 O FUTEBOL E A PAIXÃO NACIONAL 06
1.1 Breve história do futebol 06
1.2 Sociologia do esporte 07
1.3 Futebol e jornalismo 10
1.4 A espetacularização do esporte 13
2 O FUTEBOL NA TELEVISÃO 16
2.1 Cobertura esportiva na televisão 17
2.2 A relação entre esporte e telejornalismo 18
2.3 Critérios de noticiabilidade 19
3 PRINCIPAIS OBJETOS DE ESTUDO 27
3.1 América Futebol Clube 27
3.2 Alterosa esporte 31
3.3 Globo Esporte 35
4 ESTUDO DE CASO 37
4.1 Metodologia 37
4.2 Programas selecionados 38
4.2.1 Análise das edições 45
4.2.2 Conclusão 49
CONSIDERAÇÕES FINAIS 52
REFERÊNCIAS 55
ANEXOS 57
Anexo A – Entrevista com Carlos Cruz 57
Anexo B – Pesquisas sobre torcidas de clubes brasileiros 60
Anexo C – Figuras 64
4
INTRODUÇÃO
Desde sua chegada ao Brasil, o futebol tem se mostrado de grande importância na integração social e entretenimento, envolvendo de forma apaixonada todas as classes sociais. O esporte inglês que foi adotado pelos brasileiros e se tornou uma ―Paixão nacional‖ passou a fazer parte do cotidiano das pessoas, mesmo as que não se interessam diretamente pelos jogos e competições.
De olho nessa novidade, alguns clubes brasileiros passaram a se dedicar também ao Futebol, como lembra Coelho (2008) e cita o Clube de regatas do Flamengo como exemplo. Outros já surgiram com o objetivo de popularizar o esporte no País. O América Futebol Clube, nosso objeto de estudo nasceu com essa proposta.
Tudo o que atrai a atenção das pessoas também desperta a atenção da mídia, e com o futebol não foi diferente. O esporte foi conquistando, ao longo do século XX seu espaço nos veículos impressos, rádio e finalmente chegou à Televisão e desde então toda a magia do esporte passou a contar com o reforço das imagens, que consegue colocar o espectador ―dentro‖ do local de acontecimento. Era hora de ver seu clube em campo e torcer pela vitória e atuação singular de seus grandes ídolos.
O futebol ganhou ares de ―grande espetáculo‖, e com toda essa valorização as emissoras de televisão criaram, além de seu jeito peculiar de transmitir os jogos. Foram criados programas que acompanham o cotidiano dos clubes, ressaltam os pontos positivos (e negativos) e reforçam a imagem mítica dos atletas, informando e entretendo o grande público.
O presente estudo pretende abrir a discussão sobre as formas como se dá o tratamento a clubes de menor expressão em programas esportivos na televisão. Essa análise possibilitou que se fizesse um levantamento dos elementos jornalísticos mais utilizados na seleção das noticias, aliado à idéia de valorização dos clubes pela exposição na mídia.
Buscando explorar os recursos que são utilizados por jornalistas esportivos para atrair a atenção do público para seus programas, este projeto passa a ter grande relevância na análise dos critérios que são seguidos por parte dos profissionais da área de comunicação social.
5
Quais os critérios adotados pelas emissoras para noticiar clubes regionais? Como a imagem de um clube pode ser afetada por essa ―preferência‖? Apelo comercial, tamanho de torcida ou desempenho em campo. Quais os requisitos considerados mais importantes pela mídia? Essas são algumas das questões levantadas por este estudo, e que nos permite analisar de forma mais analítica os padrões utilizados para nortear o jornalismo esportivo na televisão brasileira.
...