A divisão social da idade media
Por: Lukersmb • 5/7/2017 • Trabalho acadêmico • 253 Palavras (2 Páginas) • 1.602 Visualizações
Página 1 de 2
Divisão Social
Para entender sobre as relações Sociais devemos conhecer a divisão social existente na Idade Média, a sociedade se dividia da seguinte forma:
- Clero ou a Igreja, tinham poder político e ideológico, possuíam terras e se dividia em alto clero e baixo clero, alto clero consiste em cardeais, arcebispos, patriarcas, bispos, e sacerdotes de famílias ricas enquanto o baixo clero consiste em sacerdotes e diáconos, que muitas vezes eram oriundos de famílias pobres.
- Nobreza, eram os senhores feudais, possuem terras, poder político e devem defender os cristãos.
- Camponeses e Servos, eram a maioria da sociedade, viviam em uma terra emprestada da Nobreza e pagavam impostos.
Relações Sócias
- Servos com Servos, era de camaradagem um ajudava o outro e raramente um “dedurava” o outro.
- Nobreza com Nobreza, era dada através da Vassalagem e da Suserania, o Vassalo (o que recebe) jurava eterna lealdade ao Suserano (o que doa) e em troca recebia terras.
- Nobreza com Clero, aliança Ideológica, e pagamento de taxas dos nobres para a igreja, para se casar, para batizar os filhos, para que um filho se torne o membro do Clero.
- Nobreza com Servos, o Nobre deve garantir o acesso à terra por parte dos Servos e protege-lo e em troca os Servos devem pagar seus impostos e não deve abandonar o Feudo (terra).
- Servos e Clero, o clero legitimava e justificava a ordem social, defendendo o conformismo e a aceitação de sua condição por parte de Servo, os Servos pagavam impostos à igreja como o Tostão de Pedro e o Dizimo.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com