AS SUCESSIVAS ETAPAS DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO
Por: franklinsantanas • 19/8/2019 • Trabalho acadêmico • 4.098 Palavras (17 Páginas) • 277 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PRODUÇÃO CULTURAL II – MÚSICA PROFESSOR: ANIBAL
ALUNO: FRANKLIN SANTANA
AS SUCESSIVAS ETAPAS DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO
Rio de Janeiro 2014
AS SUCESSIVAS ETAPAS DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO
FRANKLIN SANTANA
Artigo apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina Produção Cultural II - Música, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.
Rio de Janeiro 2014
AS SUCESSIVAS ETAPAS DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO
SANTANA, Franklin franklinsantanas@gmail.com
RESUMO
O presente artigo tem como intuito apresentar os segmentos das atividades formadoras da cadeia produtiva do livro a partir do seu caráter inicial de criação e obtenção de registros de identidade da obra até seu aspecto residual no contexto do mercado editorial brasileiro. A partir de uma visão geral sobre as características das cadeias produtivas chegou-se a um estudo específico do papel fundamental das editoras no contexto de criação desse importante instrumento de cultura e lazer. Nessa perspectiva, o presente estudo expõe o novo retentor de investimentos do mercado editorial, o e-book, e se propõe a analisar como o surgimento dos livros eletrônicos tem impactado o mercado editorial. A título de considerações finais argumenta-se que, no contexto atual, a existência do e-book não compromete a existência dos livros físicos, não substitui o cheiro de um livro novo e a possibilidade de apreciar o toque deu ma capa.
Palavras-chave: Livros; E-books; Cadeia produtiva.
2
1. INTRODUÇÃO A leitura é uma ótima atividade para ter como hábito porque além de funcionar como um exercício mental, mantendo o cérebro ativo e trabalhando, também proporciona a obtenção de conhecimento, desperta o raciocínio, promove o desenvolvimento da interpretação do texto, e é através da leitura que aprimoramos nosso vocabulário e o domínio da língua escrita. A leitura também é uma das melhores estratégias para aprimorar a habilidade comunicativa considerando que ler é uma forma de estarmos em contato com a norma culta da língua, praticando a gramática correta e enriquecendo o vocabulário. Aliás, ao longo da história da humanidade, o hábito de ler representa um sinal distintivo, de dignidade e saber. Não é por acaso que muitas pessoas se deixam fotografar tendo um livro nas mãos. Mesmo no mundo de hoje, informatizado, invadido por imagens, a leitura ocupa um lugar de destaque, pois está associada ao desenvolvimento pessoal e ao status intelectual. (LEITE; RIO; ALVES, s.d.)
No Brasil, os índices de leitura sempre foram motivos de preocupação. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011
...