Analise de Texto
Por: marianarcanjop • 2/5/2017 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
Analise do texto “Uma Vela para Dario”
Aluna: Mariana Uchôa Arcanjo - 1 semestre
Leitura e Produção de Textos
Professora: Laeny Amaral
O conto “Uma Vela para Dario” mostra um cidadão comum que está andando por uma rua e de repente passa mal. Chega uma pessoa para ajudá-lo e então surgem outras ao seu redor, umas para tentativa de ajuda e outras apenas para observar o que estava acontecendo, movidos pela curiosidade. Os que tentam ajudar não assumem uma atitude mais ousada, como a parte do taxi, em que ninguém se oferece para pagar a corrida, ou ao menos impedir que os pertences de Dario fossem roubados. Ou seja, as pessoas estavam prestando a ajuda mais para um desencargo de consciência, para transmitir a imagem de que presenciou alguém passando mal e tentou ajudá-la.
O conto pode ser apontado como uma crítica social à forma como a sociedade reage a certas situações, certas vezes de forma egoísta, quando citamos as pessoas que estavam lá para ajudar Dario, mas que na verdade não passam de ajudas paliativas para depois não sentirem culpa por não terem feito algo, e de forma curiosa, quando várias pessoas cercam Dario para olharem o que estava acontecendo ou os vizinhos citados, que apoiavam seus cotovelos em almofadas de tanto tempo que passaram observando a cena. As pessoas passam horas observando a agonia de Dario, pensam em levá-lo até a farmácia, mas desistem por seu peso, não fazendo um esforço para pensar que se metade das pessoas que estavam ali o carregassem não seria tão difícil o levar até o local. Chega a polícia e não conseguem identifica-lo mais, porque até seus documentos foram saqueados. As pessoas aos poucos vão o abandonando em um lugar qualquer em frente a peixaria, mostrando o mínimo de compaixão e solidariedade.
O autor mostra como a sociedade é corrompida, a realidade das cidades, e então no final do conto ele cita um personagem infantil que se afeta com o acontecido e acende uma vela ao lado do defunto, passando a imagem de que ainda há esperança nos mais jovens.
...