Apresentação Apple
Por: vitorhugo_bello • 30/11/2015 • Projeto de pesquisa • 556 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
COMO É FEITA A AVALIAÇÃO
O sistema de acompanhamento e avaliação
A Escola Social do Varejo acompanha, de forma processual, o desenvolvimento do jovem, utilizando como referência o desenvolvimento das competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas que, de forma integrada e orientada, são trabalhadas a cada tema.
Um sistema informatizado, constituído de planilhas com cerca de 50 características associadas a competência relacionadas a aprendizagens de fatos, conceitos, procedimentos e atitudes, é preenchido pelas equipes dos núcleos em 3 momentos distintos. São exemplos de atributos, a partir dos quais se observam elementos associados ás referidas competências, disciplina, responsabilidade, autocuidado, auto e heteropercepção, protagonismo, resiliência, convivência grupal, comunicação e domínio de conteúdos específicos (TIC e CRV).
Os períodos de preenchimento do Sistema estão assim planejados:
- No inicio da formação, compreendendo o intervalo entre a seleção das turmas e a primeira semana de aula. Por se tratar de uma avalição diagnóstica, que apontará os conhecimentos prévios de cada um, ela é realizada ao longo da Semana de Acolhida, com observações e preenchimentos de avaliações nas 3 áreas: DPS, TIC e CRV. Essa avaliação auxiliará, tanto o educador quanto o jovem, na construção dos novos saberes.
- No meio do curso, após cerca de quatro meses da formação. Uma avaliação que tem o objetivo de identificar os conteúdos já aprendidos e as dificuldades vencidas. Essa avaliação também irá orientar novos desafios e investir, com os jovens, na superação das dificuldades que ainda permanecem.
- Ao final da formação, quando se acredita que foi possível, por meio da metodologia empregada, estimular, potencializar, desenvolver, ampliar, enriquecer, estas competências e realizar-se uma avaliação “somativa”. Ela representa um sumário, uma apresentação concentrada de resultados obtidos durante todo procedimento educativo. Ela indicar se os objetivos inicialmente pactuados entre educador, jovem e projeto foram atingidos e em que percentual.
É importante lembrar que, desde o inicio, são colocados para os jovens as expectativas e resultados que a Escola Social do Varejo procura atingir, uma espécie de “Perfil de Saída do Jovem”. Os resultados parciais observados pelo conjunto da equipe são partilhados individualmente com os jovens – especial com aqueles que apresentam maior dificuldade de desenvolvê-los -, no sentido de que a avaliação seja conjunta e assumida de modo corresponsável pelo jovem.
Além deste sistema, MD Varejo contem espaços ao final dos textos e exercícios para os jovens escreverem suas percepções acerca do que foi trabalhado e uma parte exclusiva para autoavaliação : as “Reflexões sobre o Aprendizado” (veja detalhamento abaixo). Além deste instrumentos ,os educadores estão atentos à leitura, á escrita, á ortografia, trabalhando, inclusive, com a palavra viva, redações, e ditados –relâmpago como forma de incetivá-los a aprimorar estes aspectos , importantes e transversais ao conjunto das competências trabalhadas . O processo de formação e de desenvolvimento de competências deve , sempre, ser uma contrução conjunta e processual , referenciando-se não na memorização de conteúdos , mas na compreensão , na interpretação , na análise, na síntese , na transferência e na aplicação do conhecimento a novas situações .
...