CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA PLANEJAMENTO DE MÍDIA
Por: Daniela Sousa • 8/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.430 Palavras (6 Páginas) • 224 Visualizações
FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
UniFOA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PLANEJAMENTO DE MÍDIA
DANIELA SOUSA
MILENA MARTINS
JOÃO E MARIA
DOCES E PRESENTES
VOLTA REDONDA
2019
UniFOA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PLANEJAMENTO DE MÍDIA
JOÃO E MARIA
DOCES E PRESENTES
Relatório apresentado ao Prof.ª Me. Edilberto Venturelli na disciplina de Planejamento de Mídia, como requisito parcial para a obtenção da nota da 1ª AVD.
VOLTA REDONDA
2019
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem o intuito de analisar a loja João e Maria Presentes e Magia localizado no térreo do Extra em Volta Redonda. Foi inaugurada no dia 30 do mês julho de 2018.
PÚBLICO DA LOJA
A loja se destina a pessoas da classe C+, B- e B+, seus produtos são de interesse para pessoas na fase adolescente até a adultos. Além disso muitos objetos remetem a filmes, Disney, times de futebol, signo e curso de graduação e isso acaba atraindo as pessoas pelo seus interesses e características particulares. Mesmo que a loja não tenha um forte fluxo de venda seus produtos manifestam uma demanda variável, pois os doces, como a própria vendedora disse, sai mais no fim da tarde e no fim da semana, enquanto os itens de presente mostram uma um vazão maior no fim do ano e em períodos festivos como aniversários ou amigo oculto.
PRINCIPAIS CONCORRENTES
LOJA PUPPET’S
A loja fica localizada na rua 23, n° 181 na Vila Santa Cecília. Visto como um concorrente de doces japoneses, mas o seu forte são canecas personalizadas, squeeze, camisetas, action figure, funko pop, chaveiros, caderno, estojos entre outros. O seu diferencial é por seguir itens de coleção de animes, séries, filmes e jogos. Nas suas redes sociais não evidenciam os doces e sim os itens de presentes e colecionáveis.
FEITO DOCE
A loja fica localizada na rua Doze, n° 300 no Sider Shopping na Vila Santa Cecília. Uma loja repleta de brinquedos, ursos, bonecas, carrinhos, jogos de tabuleiros entre outros. Uma pequena parte da loja, contém canecas temáticas e squeezes, e por isso é vista com um corrente para a loja João e Maria.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS?
LOCALIZAÇÃO
A loja fica mal localizada no térreo do Extra, já que muitas pessoas utilizam o elevador do estacionamento para ir ao supermercado e o prédio dá a entender que é somente do Extra, além disso quem passa pelo térreo não é impactado pela loja e consequentemente não sabe da existência da João e Maria.
2. VISTA COMO UMA LOJA CARA
As pessoas associam a loja cara, por não ser evidentemente conhecida na região e logo quando entram se deparam com os preços que são elevados comparados aos demais estabelecimentos que vendem doces e principalmente por não deixar os preços à vista, a maior parte dos preços dos produtos e doces ficam escondidos. Além do mais os consumidores e os possíveis consumidores associam isso a um valor muito elevado, pois sendo uma loja que majoritariamente vende produtos importados.
3. PRODUTOS NÃO CONHECIDOS
- A loja é conhecida principalmente pelos seus doces importados, contudo, ela também vende presentes como por exemplo canecas, chaveiros, cadernos, lápis, garrafas de água, squeeze , pantufas, mochilas, luminárias, kit almofada porta pipoca, almofadas, porta retratos entre outros. Além disso, todos os produtos no geral não apresentam uma clara apresentação dos preços. O funcionário(a) não apresenta um preparamento adequado para instruir o consumidor na escolha dos doces poucos conhecidos.
AMBIENTE
- Apesar do interior ser colorido e atrativo, não se pode dizer o mesmo de seu exterior. A loja passa despercebida a olhares menos atentos, devido a sua vitrine pouco convidativa com produtos mal localizados além da própria decoração não se estender para fora da loja. Além disso, o ambiente tem uma falha ao tentar implementar uma aroma doce a loja, remetendo aos seus doce.
SOLUÇÕES
LOCALIZAÇÃO - PRAÇA
- Expor cartazes no estacionamento a fim de informar sobre a Loja João e Maria, com isso você ganha 10% na compra de doces ou presentes e também ganha de 2 horas grátis no estacionamento que só será válido caso tire uma foto do cartaz para comprovar. Lembrando que já existe essa informação aplicada em um panfleto, porém, não é bem distribuída. Esse desconto faz com que o cliente se sinta único, ou seja, isso caracteriza uma mídia personalizada.
- Revitalizar as redes sociais já existentes pois devido a uma ineficaz gerência que se utiliza postagens de imagens das redes socais das marcas (Kathavento, Ludi, Uatt? e Zonacriativa) dos produtos que ela vende, o que acarreta em uma falta de identidade e criatividade visual pouco atrativa. Adotar um cronograma de postagens e uma identidade visual para que torne mais atrativo e consequentemente traga reconhecimento de marca na região.
- Investir em um display de chão, que ficará na portas de entradas do térreo do Extra. O objetivo é evidenciar que a loja João e Maria vende doces e presentes e se encontra no térreo, convidando o possível cliente a conhecer a loja.
- Sistema de panfletagem, utilizando o cartaz do estacionamento mas com 10% de desconto somente na primeira compra e compras acima de 40 reais ganha-se 2 horas de estacionamento grátis. Panfletar nas paradas de ônibus, em frente ao shopping, praças entre outros. Por um período de uma semana, o objetivo é ganhar reconhecimento de marca.
AMBIENTE
- Investir em um vitrinismo mais eficaz e chamativo aponto de destacar a loja e torná-la mais convidativa, ou seja, usando prateleiras ou expositores maiores possibilitando várias formas evidenciar os seus produtos na altura do olhar.
- Implementar também um aromatizador personalizado, remetendo aos cheiros dos doces na loja e aplicar em locais estratégicos por toda a loja. Implementar também uma trilha sonora ambiente pois assim está estimulando o olfato, visão e audição, ou seja, está aplicando marketing sensorial.
- Modificar a fachada da loja, utilizando letreiro luminoso para chamar a atenção de quem passa pelo térreo ou apenas colocar algum letreiro personalizado, pequeno, como “doces” piscando e assim causando um impacto no olhar e convidando o possível cliente a conhecer a loja.
VISTA COMO LOJA CARA - PREÇO
- Na compra de determinar quantidades de gramas nos doces a granel o cliente consegue uma porcentagem de desconto nas barra Milka pois é o produto que mais vende na loja.
- O cartão fidelidade permite que na compra acima de 10 reais você ganha um carimbo e juntando 10 carimbos ganha-se um brinde. O cartão irá possibilitar que os clientes olhem a loja de uma maneira diferente e isso acarreta em compras, aliás, é extremamente raro quem não gosta de ganhar brinde.
- Clube de assinatura de caixas de doces, escolhendo um plano desejado, forma de pagamento, os clientes irá receber todos os meses uma caixa de doces, snacks e bebidas importadas. Planos a partir de 3, 6 e 9 produtos importados e também um plano premium que ganhará produtos extras. Esse clube pode ser divulgado nas suas redes sociais e também pelo sistema de panfletagem ou quando os clientes forem abordados na loja, ou seja, a loja João e Maria ganhará credibilidade nos mundo dos doces e visibilidade na região. Esses novos aspectos, dessa maneira, chama a atenção dos consumidores e essa estratégia de ação tem a intenção de chamar a atenção e a curiosidade do consumidor para a marca. O objetivo é fazer o cliente consumir primeiro a marca, depois o produto em si. Isso tudo constrói a fidelização a partir da identificação do consumidor com a empresa. E esse procedimento pode ser considerado uma mídia não convencional, ou melhor dizendo uma no midia.
PRODUTOS NÃO CONHECIDOS - PRODUTO
- Permitir que os clientes experimentem os doces mais atípicos vendidos a granel e aqueles que não forem possíveis de experimentar cabe a vendedora fornecer uma noção sobre os doces sempre procurando atender a preferência do cliente.
- Implementar um serviço de festas onde poderá ser feito encomendas de doces para suas comemorações. A loja João e Maria assume a função de fazer todos os sacos surpresas ou organização dos doces na festa. No contrato desse serviço o cliente permitirá que a loja se divulgue através de aplicações e mostruário expostos na festa, e em sacos surpresas conterão um imã ou panfleto para divulgar à loja com a presença da logomarca.
- Influenciadores digitais podem ser considerados uma das maiores fontes de influência e estratégia para uma marca em qualquer região. Uma das estratégias seria captar no mínimo 10 influenciadores digitais, enviando uma caixa de doces do clube de assinatura pelo instagram e em troca a divulgação aconteceria, consequentemente, ocasionaria em possíveis novos clientes e reconhecimento de marca na região Sul Fluminense.
...