Coréia do Norte busca “libertação” do Japão através da mudança do fuso horário
Por: Luciano Coimbra • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 289 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
Coréia do Norte busca “libertação” do Japão através da mudança do fuso horário
A partir de 15 de agosto, o governo Norte Coreano irá atrasar em meia hora os relógios.
Esta decisão inusitada, incomum e autoritária, vai mexer com o fuso horário do país em busca de uma “libertação” do Japão. De acordo com a agência de notícias estatal KCNA, a determinação do Chefe de Estado Kim Jong-il, representa “a inabalável fé e vontade dos funcionários e do povo no 70º aniversário da libertação da Coréia”.
Ainda conforme a agência, os “perversos imperialistas japoneses despojaram a Coreia até de sua hora padrão. ” Essa atitude ocorreu quando os japoneses ocuparam a Coréia do Norte e mudaram seus relógios para o fuso horário japonês.
O país hoje se encontra no mesmo fuso horário de Coréia do Sul e Japão, situado nove horas à frente do horário do meridiano de Greenwich e há doze horas do horário de Brasília.
Tomando essa atitude, o governo Norte Coreano pode estar atrapalhando o complexo industrial de Kaesong, que é administrado pelas duas Coréias. Conforme Jeong Joon-Hee, autoridade do Ministério da Unificação da Coreia do Sul, a medida acarreta em inconvenientes a curto prazo e “no longo prazo, pode haver alguns problemas nos esforços para unificar os padrões e reduzir as diferenças entre os dois lados. “
A Coréia do Norte não é o primeiro país a criar seu próprio fuso horário. Samoa e Venezuela já fizeram o mesmo em anos anteriores. Em 2007, o então presidente venezuelano Hugo Chaves pensou em “uma distribuição mais justa da luz do sol” entre os moradores do país. Já Samoa mudou seu fuso horário em 2011 e com isso perdeu um dia para melhorar a comunicação com os países vizinhos, Austrália e Nova Zelândia.
...