Dez habilidades necessarias a um negociador
Artigo: Dez habilidades necessarias a um negociador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gesiele • 12/10/2013 • Artigo • 684 Palavras (3 Páginas) • 514 Visualizações
DEZ HABILIDADES NECESSARIAS A UM NEGOCIADOR
SER UM BOM OUVINTE
Quando se escuta atentamente e sem interrupções, você esta aberto a entender a mensagem da outra pessoa e conseguir informações que poderão ser de valia no processo. Na medida em que você ouve atentamente e sem interrupções habilita-se para decodificar a mensagem do outro lado e obter informações que poderão ser úteis ao processo.
DESENVOLVER UM ESPIRITO UM NEGOCIAL
Grandes negociadores tem ciência que é possível que tudo possa ser negociado, mas para isso o ambiente precisa ser declaradamente de negociação. A agressividade deve ceder lugar ao consenso no processo, para que se possa alcançar o objetivo planejado. É primordial ter em mente que por mais dificil que pareça um acordo sempre haverá a possibilidade de alternativas.
PLANEJAR
Quando se participa de um evento sujeito a negociação, faz-se necessário desprender parte do tempo a estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma. Muitas vezes é necessário pré-negociar internamente recursos, prazos, especificações, metas, condições de pagamento e etc.
Portanto deve-se ir a uma reunião de negociação com o dever de casa diligentemente realizado, deve ser ir a uma reunião de negociação com todo o dever de casa diligentemente realizado, isto lhe dará muita segurança no processo.
MIRAR ALTO
Uma vez buscando com legitimidade, os objetivos deverão buscar sempre o ponto máximo, pois ao lutar por mais em uma negociação se pode obter mais. Por exemplo, se pode vender por 1000 e o marcado paga 1200, esta será a faixa inicial! Na outro ponto, se pode pagar á vista, mas for interessante fazer em 60 dias busque inicialmente esta alternativa!
SER PACIENTE
Um dos principais erros do negociador brasileiro é a impaciência, quase toda ás vezes oriundas por metas irrealistas ou necessidades de algo fechar o acordo. Pode-se até fechar com um resultado, diga-se de passagem, razoável, mas poderia torná-lo ótimo se não fosse á impaciência que na realidade atropela o processo mais produtivo sem necessitar ser refém da impaciência. Às vezes uma reunião de negociação que se estendeu por uma ou duas horas além. Do previsto pode trazer excelente compensação.
VISAR Á SATISFAÇÃO
Na negociação é uma estrada de mão dupla. Tanto um quanto o outro negociador deverão estar legitimamente comprometidos na busca de um resultado altamente satisfatório. Mas, não terá sido negociação de fato se somente um lado alcançar seus objetivos e o outro ficar com a sensação de perda ou frustração. Por isto, é preciso visar á satisfação do processo como um todo e lutar para obter o máximo possível. O outro lado certamente fará o mesmo e aí se tem um resultado otimizado para ambos os lados, com satisfação de todos e sem frustração de todos e sem frustrações de ambas as partes.
TER CUIDADO COM APRIMEIRA OFERTA
Se planejar-se bem, se identificar com a zona de possível acordo e suas alternativas, se é paciente e ouve durante o processo o grau de autoconfiança será elevado e a primeira oferta do outro lado será
...