ESTUDO DIRIGIDO CULTURA SURDA D LIBRAS
Por: Wallesoncarlos • 16/9/2019 • Trabalho acadêmico • 765 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
COMPONENTE LIBRAS
DISCENTE: WALESON CARLOS DOS SANTOS TEIXEIRA
PROFA. MS. MIDIAN MARINS
PESO 3,0
ESTUDO DIRIGIDO
TOMA, Adriana da Silva. Representações sobre os surdos, comunidades, cultura e movimento surdo. In: LOPES, Maura Corcini (Org.). Cultura surda e Libras. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2012. p. 154-180.
1- Explique o motivo, segundo o texto, para o termo surdo-mudo não fazer sentido nem do ponto de vista clínico e nem cultural.
As pessoas relacionam surdez a mudez , entretanto, no ponto de vista clínico são considerados mudos aqueles que possuem algum impedimento nos variados órgãos envolvidos na emissão da fala e os surdos, em geral, não possuem esse impedimento, o que muitas vezes ocorre é que o surdo não falam porque lhes falta a audição, pois eles não conseguem dominar a língua em geral das pessoas ouvintes. Já Em uma análise cultural que trata sobre a produção dos sujeitos pelos discursos, podemos dizer que os deficientes auditivos são aqueles que vivem a condição da surdez como deficiência, aqueles que são subjetivados pelo discurso da ausência e levados a buscar sua cura através do aprendizado da leitura labial e da fala.
2)Qual a explicação trazida no texto para o termo deficiente auditivo? Este é o termo preferido pela comunidade surda? Explique.
O termo deficiente auditivo não é o preferido pela comunidade surda, pois esse termo trás em primeiro plano o déficit, como se as pessoas assim estariam condenadas a vida toda a buscar a cura da sua anormalidade.
3-O texto comenta sobre o implante coclear, uma intervenção cirúrgica com objetivo de recuperação da audição. Baseado no texto e em nossas discussões, este procedimento pode ser caracterizado como elemento pertencente a cultura surda? Justifique.
Não. Pois os surdos usuários da libras, o implante nuclear caracteriza como a negação da cultura surda.
4-A discussão de cultura surda está inserida em qual perspectiva sobre a surdez? Justifique.
A surdez é vista como uma diferença e o sujeito surdo entendido como membro de uma comunidade linguística e cultural minoritária. O termo surdez está ligado a dificuldade ou à anomalia do indivíduo.
5- O texto mostra pela que a comunidade surda luta. Exponha-os aqui.
A comunidade surda luta pelos direitos linguísticos e culturais , por uma educação bilingue que reconheça a Língua de Sinais como primeira língua na educação das crianças surdas. Isto é que abandone a metodologia oralista, no sentido de educar a criança surda a ter a Língua de Sinais como a sua primeira língua.
6- O texto traz um exemplo de um artefato cultural da cultura surda: o familiar. Encontre este exemplo no texto e explique porque é considerado um artefato cultural.
Por terem uma linguagem própria, feita através de sinais, os mesmos se vêem como uma tribo à
...