TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em meados da década de 60, os artistas defendiam uma arte mais popular

Por:   •  11/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

Em meados da década de 60, os artistas  defendiam uma arte mais popular (pop) que chega-se a se comunicar diretamente com o publico, a arte POP é uma atitude  totalmente diferente da arte moderna, sendo um dos movimentos que se recusava a  separação  arte/vida, alguns traços da arte pop vem incorporados de historias em quadrinhos, publicidade das imagens televisivas  e do cinema.

Umas das primeiras e mais famosas obras do movimento pop arte é a Colagem de Richard Hamilton (1922), Just what is it thar makes today’s homes so different, so appealing? (O que exatamente torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes?)  

Richard Hamilton (1922), Just what is it that makes today’s homes so different, so appealing?(1956)

Tal obra foi concebida como ilustração para um catalogo de uma exposição  em Londres, exposição essa denominada This is Tomorrow ( este é o amanhã), a obra era a composição de uma cena domestica é feita com auxilio de anúncios tirados de revistas que na época eram de grande circulação, nela o casa aparece com os objetos mais atraentes da vida moderna: Televisão, Aspirador de pó, vários tipos de enlatados etc.

Já no cenário norte- americanos podemos citar a obra Crying Girl (1964) – Roy Fox Lichtenstein  

Crying Girl (1964) – Roy Fox Lichtenstein  

Lichtenstein em suas obras usava as cores amarelo, azul escuro, branco e vermelho, e contornava na cor preta para mais destaque à suas pinturas.

Em Crying Girl(1964) a mulher não tem uma identidade, não representa nenhuma personalidade famosa, é apenas uma mulher entre muitas, nesta obra Lichtenstein pretendia mostrar a fragilidade feminina, em foram de critica a sociedade americana, a qual moldava a mulher como boa dona de casa e objeto do marido. A mulher desconhecida na obra chora muito d eleve, limpando as lagrimas de forma suave para que ninguém repare, ela e retratada como a mulher frágil mais ao mesmo tempo forte.

Outra obra de muito sucesso foi Marilyn(1967), a obra retratava a atriz  Marilyn Monroe,  logo após a morte da atriz Andy Warhol passou a pintar uma serie de retratos da diva..

Marilyn  (1967)- Andy Warhol

Warhol utilizou nesta obra a técnica de serigrafia, que já tinha sido utilizado por ele em outros trabalhos. No quadro ele destaca alguns detalhes como o lábio, olhos e linhas do cabelo. A base para que o pinto fizesse a obra foi a capa de divulgação do filme Torrente de paixão, de 1953, a qual ele se impirou para todos os retrado que fez da diva.

Já no Brasil o movimento Pop Art surgia no contexto da ditaruda militar e foi usado como instrumento de critica ao sistema transformando-se em instrumento de denuncia policial e social.

Na obra a seguir Não a vagas(1965)- Rubens Gerchman  , representava pessoas do subúrbio como fazia também em uma enumera serie de pinturas, pessoas essas esquecidas, que não apareciam na arte. Nessa obra os operários são retratados com os dizeres “Não a Vagas’.

Não a vagas(1965)- Rubens Gerchman  

Nessa obra o pinto faz uso da critica social  usando um grande apelo popular, os rostos não tem individualidade  e o grupo de pessoas se acumula à direita da tela passando uma ideia de massa, a cor verde utilizada no fundo da tela contratas com as cores dos personagens que são preto e vermelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com