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A PROFISSIONALIZAÇÃO DO GRAFITEIRO COMO FATOR MODIFICADOR DO VALOR DA ARTE NA VISÃO DO ARTISTA

Por:   •  6/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.203 Palavras (21 Páginas)  •  510 Visualizações

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A PROFISSIONALIZAÇÃO DO GRAFITEIRO COMO FATOR

 MODIFICADOR DO VALOR DA ARTE NA VISÃO DO ARTISTA

                                                                                                                         Caroline de Oliveira Martini[1]

Pâmela Mendes Dall’Osto[2]

Orientadores: Prof. David Garcia Neto, Prof. Guilherme Reichwald e Prof.ª Stefanie Merker Moreira

RESUMO

O grafite popularizou-se em Nova York no início dos anos 70 e juntamente com esta popularização a prática do grafite expande-se para o mundo, chegando no Brasil. Com este movimento de expansão, o grafite ganha visibilidade e a profissionalização desses artistas começou a ser pensada. Porém, isso pode ter modificado alguns valores iniciais característicos do grafite na visão do artista, pois pode haver uma modificação na arte, que passa de uma forma de protesto e crítica à sociedade para uma arte comercial. O objetivo deste estudo é identificar a interferência da profissionalização do grafiteiro para com o valor artístico das obras, na visão dos próprios artistas dos municípios de Sapucaia do Sul e Esteio. Para este estudo qualitativo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas baseadas no princípio da abordagem de história de vida dos grafiteiros remunerados e não remunerados, e como apoio, realizou-se pesquisas bibliográficas. A busca por reflexões nesta área faz-se necessária, uma vez que a escassez de publicações indica pouca atenção acadêmica à mesma. É justamente no sentido de dar visibilidade a esta prática cultural e suas dinâmicas que esta pesquisa se justifica. Com os dados obtidos, percebemos que há uma modificação no valor da arte através da profissionalização do grafiteiro. No grafite comercial não há tanta liberdade para o grafiteiro criar quanto ele teria na rua, pois é necessário adaptar-se a demanda e aos desejos dos clientes. Diferente do grafite de rua, no grafite comercial não há intenção de protesto, e sim a intenção de adaptar-se as necessidades do cliente. Portanto há uma modificação da proposta estética na visão dos artistas.

Palavras chaves: Grafite no Vale dos Sinos; Profissionalização Emergente; Arte.

ABSTRACT

THE PROFISSIONALIZATION OF GRAFFITI AS MODIFYING FACTOR OF THE VALUE OF ART IN THE VIEW OF ARTIST

Graffiti popularized in New York in the beginning of the 70’s and, with the popularization, the practice of graffiti expanded to world, arriving to Brazil. With this movement of expansion, graffiti gained visibility and, thus, the professionalization of such artists began being considered. This may have modified some of the original typical values in the view of the artists, for there may be modification in the art. The objective of this study is to identify the interference of the professionalization of the graffiti artist in the artistic value of the art produced, in the view of the producers themselves in the city of Sapucaia do Sul and Esteio. For this qualitative study, semi-structured interview based in the principles of life narratives of the graffiti artist, paid and not paid, were analyzed; as support, bibliographical studies were also undertaken. The search for considerations in this field is necessary since scarceness of publications indicate lack of academic attention to matter. It’s precisely in the sense of giving visibility to this cultural practice that the research justifies itself. With the analysis of the collected data, the modification on the value of the art through the professionalization was identified by the interviewed artists. In the commercial graffiti there isn’t so much freedom for the artist to create as her or she would do on the streets, for it’s necessary to adapt to the demanded work, and to the desires of the clients. Differently from the street graffiti, in the commercial graffiti, there isn’t intention of protesting, but an intention to adapt to the needs of business. Therefore, there is modification of the values of the art in the view of the artists.

Keyword: Profissionalization of Graffiti; Art; Metropolitan Area of Porto Alegre.

RESUMEN

LA PROFESIONALIZACIÓN DEL GRAFITERO COMO FACTOR DE CAMBIO DEL ARTE Y SU VALOR EN LA MIRADA DEL ARTISTA

El grafito si popularizo en Nueva York a principios de los años 1970 y juntamente ocurrí su expansión de práctica y apreciación por todo el mundo, incluso a Brasil. Con el pasar de los años el grafito logra visibilidad y empieza el proceso de profesionalización de los artistas de esta expresión. Sin embargo, esto fenómeno puede cambiar algunos de los valores iniciales característicos del grafito en la visión del artista, porque es posible haber mudanzas en el arte, que pasa de una forma de protesta y critica a la sociedad para una expresión plástica comercial. El objetivo de esta investigación es identificar la interferencia de la profesionalización del grafitero cuanto el valor artístico de sus obras, en la visión de los propios artistas de las municipalidades de Sapucaia del Sur y Esteio, ubicadas en la Región Metropolitana de Porto Alegre, Brasil. Es una investigación cualitativa, se he hecho encuestas semi-estruturadas basadas en los principios del abordaje de historias de vida de los grafiteros profesionales y no profesionales. Y, como apoyo se lo hizo revisión bibliográfica sobre la temática. La búsqueda por reflexiones en este área se hace necesaria, pues la carencia de publicaciones indica poca atención de la academia al tema. Justo para contribuir en la visibilidad de esta práctica cultural y sus dinámicas que esta investigación sí justifica. Con los datos que se obtuve, si lo percibió que hay modificaciones en el valor del arte a través de la profesionalización de los grafiteros. En el grafito comercial no hay la misma libertad para los artistas crearen como lo tienen en la calle, puesto que es necesario si adaptar a las demandas, e a los deseos de los clientes. Distinto del grafito de la calle, en la expresión comercial no hay intención de protesta, pero de adaptación a las necesidades del comercio. Por lo tanto hay modificaciones de valor del arte por parte de los artistas.

Palabras Claves: Grafito; Grafiteros Profesionales; Región Metropolina De Porto Alegre; Arte.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema o reconhecimento do grafite como arte e, como consequência, a profissionalização desta atividade. O grafite existe desde o Império Romano, porém sua popularização deu-se na idade contemporânea, mais especificamente nos anos 70, quando um grupo de jovens começou a escrever e desenhar nos muros da Cidade de Nova Iorque. Eles tinham como objetivo protestar contra os problemas presentes na sociedade. Com o passar dos anos, o grafite, junto com o movimento Hip Hop, foi expandindo-se por diversos países e passou a ser visto nos muros das grandes cidades.

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