Fichamento: A emoção de estar no ar; Profissão: radialista - Desdobramento das atividades na rádio
Por: portoanaly • 12/2/2018 • Resenha • 1.250 Palavras (5 Páginas) • 547 Visualizações
Página 1 de 5
Fichamento
__________________________________________________________________________
CÉSAR, Cyro. A emoção de estar no ar; Profissão: radialista; Desdobramento das atividades na rádio. In:_____. Rádio a mídia da emoção. São Paulo: Ed. Summus,2005. Cap. 1-3, p.9-47
___________________________________________________________________________
- Para que o rádio consiga verdadeiramente adentrar no cotidiano dos ouvintes, é exigido dos profissonais envolvidos uma série de atributos, que juntos caracterizam o rádio como a mídia da emoção.É preciso inspiração para saber qual deve ser o próximo passo, saber aproveitar o momento, a transpiração, oriunda das incertezas de lidar com expectativas ,da tarefa de falar a tantos e tão diversos e mesmo assim não ser estranho à nenhum. E a emoção, que é o sentimento fruto da encantadora relação entre o rádio e a vida.
- Cyro César desde a tenra idade evidenciava sua paixão pelo rádio. Quando criança trocava as brincadeira típicas da idade , por horas de espera na portaria da Rádio e TV Record, onde permanecia para ver passar aquelas personalidades que davam vida e voz ao rádio e à TV. Tendo pais zelosos, esses passeios eram desaprovados e o menino punido. Em seus castigos, tinha a companhia do rádio, que o avô deixava ligado na tentativa de amenizar a situação. Enquanto esperava , Cyro tentava desvendar os mistérios daquela poderosa caixa, capaz de abrigar e transmitir tantos sentimentos. As pessoas se rendiam áqueles sons. O rádio que a companhou seus castigos ficou como legado, como ele afirma “ meu avô, ao partir, deixou de herança boas virtudes. O único bem material ficou para mim, seu velho rádio, que até hoje guardo como tesouro.” (p.11)
- A vida seguia seu curso e o rádio sempre esteve presente na vida de Cyro César, que teve sua primeira experiência no rádio como assistente de produção de programasna Rádio Mulher em São Paulo. Era a realização dos sonhos de menino, lá estava ele, na Rádio Record, onde grandes comunicadores trabalhavam.Mas os resultados do programa da FM , não estava satisfazendo, mudanças drásticas aconteceram e a programação passou a ser popular, apresentado os sucessos da época. Para Cyro tudo era brega e contangedor ao ponto de não se identificar no ar.
- Questionado sobre a apatia que apresentava nos programas ,o locutor viu a oportunidade na Record ameçada por falta de sintonia e experiência.Após reconhecer suas falhas, teve a oportunidade de fazer um estágio pela Record AM, onde aprendeu muitas das coisas que fizeram diferença na vida dele.” Durante alguns meses tive o privilégio de conviver com todas aquelas pessoas, que procuraram me passar técnicas e conhecimentos com presteza, paciência e determinação- e confesso, estão até hoje em minha mente.” (p.15)
- “Depois daquela chacoalhada, entreguei-me de corpo e alma ao estilo popular e os meses seguintes foram surpreendentes. Nossa audiência começou a subir e passamos a ocupar o segundo lugar no Ibope do horário em São paulo.” (p.16)
- O rádio realmente muda vidas, o locutor agora se dedicava ao trabalho, o programa estava fazendo sucesso e Cyro César alcançou prestígio com o “Programa Roberto Carlos Especial “ , que reunia todos os seucessos da época.
- O rádio proporcionou uma emoção inimaginável. Atráves do programa de rádio ele pôde ajudar um rapaz que desesperado o procurou. Reginaldo tinha uma história de vida repleta de dor e superação , deixara seu lar no Ceará 12 anos atrás e partira em busca de uma melhoria de vida. Em São Paulo conseguiu se estruturar e ajudar a família. Conheceu uma moça especial e quando estavam prestes a se casar , por um momento de fraqueza e insensatez, acabou destruindo sua felicidade. Após várias tentativas inúteis, o rapaz que deprimido se entregara às bebidas, desejara agora dar um fim à vida. Se envolveu em uma briga, acabou ferido e preso, e foi na delegacia que obteve o direcionamento que precisa para se reconciliar com seu grande amor. Procurou o locutor do programa preferido de Mariângela- noiva do Reginaldo.
- Um programa especial foi montado para que a moça se sensibilizasse e perdoasse o Reginaldo. Um repertório com dezoito músicas falando sobre perdão e as palavras do locutor fizeram com que o rapaz tivesse mais uma chance. E assim Mariângela e Reginaldo se casaram e com gratidão prestaram uma bela homenagem ao darem aos primeiro filho o nome de Cyro e ao segundo, César.
- “ O sucesso na profissão acontece mais rapidamente quando fazemos aquilo de que gostamos. De nada adianta o sucesso profissional e financeiro quando não existem afinidade e prazer naquilo que se faz.” (p.28)
- O caminho rumo ao sucesso é desafiador e cheio de emoção. Requer preparo e desejo sincero, muito esforço e aprendizado constante aliado à uma dose condiderável de abnegação . Por isso é preciso paixão, caso contrário a sintonia não acontece.
- Um radialista precisa desenvolver certos atributos: deve conhecer diferentes estilos de programação,ser culto, cultivar o hábito da leitura estar sempre atento às novidades.
- Características pessoais de um radialista:
- Flexibilidade: aceitar a opinião dos outros, aproveitar as oportunidades, mostrar o potencial
- Motivação e garra: ir à luta. “ São essenciais garra, emoção, paixão e amor pelo que faz.” (p.32)
- Carisma e inteligência emocional: nada de reclamações desnecessárias, cuidar da aparência , investir em conhecimento e estabelecer bons contatos.
- Autoconfiança e otimismo : confiar em si memso, não se abater ante as dificuldades e não acomodar.
- O sucesso no rádio ( assim como em qualquer área da vida) é algo planejado, primeiro é preciso determinar as principais metas, depois estipular um prazo para que elas aconteçam;terceiro, separar as metas em degraus e seguir uma a uma; quarto, muita disposição e boa vontade e finalmente focar no objetivo.
- Com os objetivos deteminados é o momento de buscar conhecimento.
- O caráter imediatista do rádio possibilita acompanhar em ,tempo real( ou quase), todo o dinamismo da vida , independente do lugar em que os fatos estejam acontecendo.
- “No mundo todo as coisas são assim, rápidas, instantãneas e dinâmicas. A comunicação corre atrás dos fatos e dos acontecimentos com a velocidade de uma tecnologia que cresce a cada momento.” (p.35)
- “No rádio o contato é direto, a força é imensa, tudo é e está em movimento. Cada momento é único, especial. Voz, música e equipamentos em sincronia.” (p.36)
- Dentro da radiodifusão acontecem vários desdobramentos para executar cada função. São elas:locutor anunciador,locutor anunciador de rádio, locutor anunciador de TV, locutor apresentador anunciador de rádio AM e FM, locutor anunciador apresentador de televisão, locutor comentarista esportivo de rádio e de TV, locutor comentarista esportivo de televisão e de rádio, locutor noticiarista de rádio e Tv e locutor entrevistador.
- Um outro desdobramento compreende ao setor de direção. O diretor artístico estabelece a grade de programação, define e contrata outros profissionais. Estes se subdividem em: diretor artístico ou de produção, diretor d eprogramação,diretor esportivo,diretor musical e diretor de programas.
- O setor de produção, subordinado ao de direção , se desdobra em: assistente de estúdio,de produção, auxiliar discotecário, contra-regras,coordenador de produção,de programação, discotecário programador,encarregado de tráfego, produtor executivo e roteirista de intervalos comerciais.
- Quanto ao setor de tratamentos sonoros: operador de áudio, de microfone, de rádio, sonoplastia e operador de gravações.
- Setor técnico com o supervisor técnico e o de operação.
- Setor de manutenção técnica com os seguintes profissionais: eletricista, técnico de manutenção eletrotécnica, mecânico, técnico de ar-condicionado, técnico de áudio e técnico de manutenção de rádio.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com