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ATIVIDADE: FICHAMENTO DO LIVRO: APRENDER ANTROPOLOGIA

Por:   •  15/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO

DIREITO

TURMA

DISCIPLINA

ANTROPOLOGIA

PROFESSORA

REGINA CÉLIA ALMEIDA SILVA BARBOSA

ANO

2017

ESTUDANTE

THAYS DA SILVA SOARES

MATRÍCULA

1702100

ATIVIDADE: FICHAMENTO DO LIVRO: APRENDER ANTROPOLOGIA

Referência Bibliográfica: LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2003.

I MARCOS PARA UMA HISTÓRIA DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO

SÍNTESE DESTE TÓPICO: O início do texto vai abranger sobre a gênese da reflexão antropológica, que é contemporânea à descoberta do Novo Mundo, na qual o renascimento explora espaços até então desconhecidos e começa a elaborar discursos sobre os habitantes que povoam esses espaços.

No presente texto, fala-se da extrema diversidade das sociedades humanas, que raramente apareceu aos homens como um fato, e sim como uma aberração exigindo uma justificação. A antiguidade grega designava sobre o nome de bárbaro tudo o que não participava da helenidade, nos moldes gregos, no renascimento, os séculos XVII e XVIII falavam de naturais ou de selvagens, opondo assim o animal à humanidade. O termo primitivo é o que triunfará no século XIX, enquanto escolhiam preferencialmente na época atual pelo subdesenvolvido.

ITEM

TÓPICO

PALAVRAS-CHAVE(5)

FRASES-CHAVE (3 A 5)

PÁGINA DAS FRASES-CHAVE

1

A Pré-história da Antropologia

1° DESCOBERTA DO NOVO MUNDO.

2° O RENASCIMENTO.

3° SAGACIDADE.

4° VIRTUDES MORAIS

5° DEPRAVAÇÃO DE COSTUMES.

1° O SELVAGEM TEM UMA ALMA?

2°FASCINAÇÃO PELO ESTRANHO, CUJO COROLÁRIO É MÁ CONSIÊNCIA QUE SE TEM SOBRE SI E SUA SOCIEDADE.

3°  ORA , AS IDEOLOGIAS QUE ESTÃO POR TRÁS DESSE DUPLO DISCURSO MESMO QUE NÃO SE EXPRESSEM MAIS EM TERMOS RELIGIOSOS PERMANECEM VIVAS ATÉ HOJE.

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1.1

A Figura do Mau Selvagem e do Bom Civilizado

1° DIVERSIDADE.

2°VIRTUDES MORAIS.

3°SAGACIDADE.

4° DEPRAVAÇÃO DE COSTUMES.

5° SELVAGEM.

PARA A NATUREZA, TODOS AQUELES DA FAIXA DE HUMANIDADE À QUAL PERTENCEMOS E COM QUAL NOS INDENTIFICAMOS É,COMO LEMBRA LÉVI – STRAUSS, A MAIS COMUM DE TODA HUMANIDADE , E , EM ESPECIAL A MAIS CARACTERISTICAS DO SELVAGEM.

ASSIM NÃO ACREDITANDO EM DEUS, NÃO TENDO ALMA, NÃO TENDO ACESSO A LINGUAGEM, SENDO ASSUSTADORAMENTE FEIO E ALIMENTANDO-SE COMO UM ANIMAL, O SELVAGEM É APREENDIDO NOS MODOS DE UM BESTIÁRIO.

COMPARA-SE AFRICANOS AOS MACACOS DE UM JARDIM ZOOLÓGICO

A NATUREZA TIROU TUDO DE UM HEMISFÉRIO DESTE GLOBO PARA DÁ-LO AO OUTRO.

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1.2

A Figura do Bom Selvagem e do Mau Civilizado

1° SELVAGEM

2° NATUREZA

3° MUNDO MODERNO

4° BVARBAROS

5° CIVILIZAÇÃO

PODEMOS PORTANTO DE FATO CHAMÁ-LOS DE BÁRBAROS QUANTO AS REFRAS DA RAZÃO, MAS NÃO QUANTO A NÓS MESMOS QUE OS SUPERAMOS EM TODA A SORTE DE BARBÁRIE.

O TEMA DESSES POVOS QUE PODEM EVENTUALMENE NOS ENSINAR A VIVER E DAR AO OCIDENTE MAMÍFERO LIÇÕES DE GRANDEZA ,COMO ACABAMOS DE VER NÃO É NOVIDADE.

NÃO TINHA ALMA E NÃO ACREDITAVA EM NENHUM DEUS, OU ERA PROFUNDAMENTE RELIGIOSO.

ERA ADMIRAVELMENTE BONITO, OU FEIO.

QUE TRANSPORTA PARA O “NOVO MUNDO’ OS CONFLITOS DO ANTIGO , COMEÇA A INTRODUZUIR A DÚVIDA NO EDIFÍCIO DO PENSAMENTO EUROPEU.

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2

O Século XVIII

1° CIÊNCIA DO HOMEM.

2° PRÉ- ANTROPOLOGIA.

3° CIÊNCIA DA SOCIEDADE.

4° HUMANISMO.

5° RACIONALISMO.

1° SERÁ PRECISO ESPERAR O SÉCULO XVIII PARA QUE SE CONSTITUA O PROJETO DE FUNDAR UMA CIÊNCIA DO HOMEM ,ISTO É UM SABER NÃO MAIS EXCLUSIVAMENTE ESPECULATIVO, E SIM POSITIVO SOBRE O HOMEM.

2°  A CONSTITUIÇÃO DE UM SABER QUE NÃO SEJA APENAS DE REFLEXÃO ISTO É , DE UM MODO DE ACESSO AO HOMEM , QUE PASSA SER CONSIDERADO EM SUA EXISTÊNCIA.

3° ”CIÊNCIA DOS COSTUMES E HÁBITOS.”  QUE, ALÉM DA CONTINGÊNCIA DOS FATOS PARTICULARES PODERA SERVIR DE COMPARAÇÃO ENTRE VÁRIAS FORMAS DE HUMANIDADE.

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3

O Tempo dos Pioneiros

1° BIOLÓGICA

2° PSICOLÓGICA

3° RELIGIOSA

4° EVOLUCIONISTA

5° PRIMITIVAS

1° ELE É “ILUMINADO” Á LUZ DOS FILÓSOFOS, E A VIAGEM SE TORNA “VIAGEM FILOSOFICA”

2°  “ESTADO DE NATUREZA” , ENQUANTO QUE A FELICIDADE ESTÁ NO LADO DA CIVILIZAÇÃO.

3° “REPRESENTA UMA FASE ANTERIOR , MAIS GROSSEIRA , DA HISTÓRIA DO ESPIRITO HUMANO PELA QUAL TODAS AS RAÇAS DA HUMANIDADE PASSARAM, OU ESTÃO PASSANDO , PARA DIRIGIR-SE PARA A RELIGIÃO DA CIÊNCIA

 

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4

Os Pais Fundadores da Etnografia

1° ETNOGRAFIA.

2° LINGUA.

3° INTIMIDADE.

4° TRABALHO.

5°  ADMINISTRADOR.

1° A ANTROPOLOGIA SE TORNA PELA PRIMEIRA VEZ UMA ATIVIDADE AO AR LIVRE, LEVADA COMO DIZ MALINOWSKI “AO VIVO” , EM UMA NATUREZA IMENSA , VIRGEM E ABERTA.

2° “NATUREZA IMENSA,VIRGEM E ABERTA.

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4.1

BOAS (1858-1942)

1° PRÁTICA.

2°PIONEIRAS

3° MICROSSOCIOLÓGICO.

4° ETNOCIÊNCIAS.

5° TEORIA.

1° COM ELE ASSISTIMOS A UMA VERDADEIRA VIRADA DA PRÁTICA ANTROPOLÓGICA.

2° BOAS ADQUIRE O ESTATUTO DE UMA TOTALIDADE AUTÔNOMA.

3° FINALMENTE, ELE FOI UM DOS PRIMEIROS A NOS MOSTRAR NÃO APENAS A IMPORTÂNCIA , MAS TAMBÉM A NECESSIDADE , PARA A ETNOLOGIA , DO ACESSO À LINGUA DA CULTURA NA QUAL TRABALHA.

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4.2

MALINOWSKI (1884-1942)

1° ETNOGRFIA.

2°RUPTURA

3° TOTALIDADE.

4° SOCIEDADE.

5° PRIMITIVOS.

1° CIÊNCIA DA ALTARIDADE QUE VIRA AS COSTAS AO EMPREENDIMENTO EVOLUCIONISTA DE RECONSTITUIÇÃO DAS ORIGENS DA CIVILIZAÇÃO.

 

2° ESTUDANDO ATRAVÉS DA TRIPLA ARTICULAÇÃO DO SOCIAL , DO PSICOLÓGICO E DO BIOLÓGICO.

3° MOSTRANDO A PUREZA AQUILO QUE NOS FAZ TRAGICAMENTE FALTA : A AUTENTICIDADE.

4° “UM HISTORIADOR”,ESCREVE FIRTH , “PODE SER SURDO , UM JURISTA PODE SER CEGO , UM FILOSOFO PODE A RIGOR SER SURDO E CEGO MAS É PRECISO QUE O ANTROPOLOGO ENTENDA O QUE AS PESSOAS DIZEM E VEJA O QUE FAZEM”.

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5

Os Primeiros Teóricos da Antropologia

1° OBJETO CIÊNTIFICO

2° EVOLUCIONISMO

3° PSICOLÓGICAS

4° DIFUSIONISMO

5° SOCIEDADES

1° BOAS MOSTROU EM SUAS PRIMEIRAS PESQUISAS PREOCUPAÇÕES MUITO DISTANTES DA ETNOLOGIA,E MAIS AINDA DA ETNOGRAFIA.

2° OS FATOS SOCIAIS “SÃO COISAS” QUE SÓ PODEM SER EXPLICADAS SENDO RELACIONADAS A OUTROS FATOS SOCIAIS.

3° É PRECISO QUE OS SOCIOLÓGOS SE ESFORCEM EM RECOMPOR O TODO.

4° NÃO SE PODE, AINDA , AFIRMAR QUE TODO FENÔMENO SOCIAL,  E TAMBÉM UM FENÔMENO MENTAL DA MESMA FORMA QUE TODO FENOMENO MENTAL É TAMBÉM UM FENÔMENO SOCIAL , DEVENDO CONDUTAS HUMANAS SER APREENDIDAS EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES , E PARTICULARMENTE EM SUAS DIMENSÕES SOCIOLÓCIGAS , HISTÓRICA E PSICOLÓGICA.

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