Físico Química
Trabalho Escolar: Físico Química. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Drlds26 • 22/3/2015 • 1.676 Palavras (7 Páginas) • 246 Visualizações
Sumário
Introdução...........................................................................................................2
Objetivo................................................................................................................2
Parte Experimental.............................................................................................3
Materiais Utilizados.....................................................................................3
Reagentes Utilizados....................................................................................3
3.3 Procedimento.................................................................................................3
Dadosobtidos.......................................................................................................4
Resultado e Discussões.......................................................................................4
Conclusão............................................................................................................5
7. Referências Bibliográficas.....................................................................................6
Introdução
Adsorção é um fenômeno que ocorre na interface entre duas substâncias, podendo ser entre um sólido e um líquido, um sólido e um gás ou um líquido e um gás. É caracterizada pelo aumento da concentração da substância líquida, gasosa ou em solução na superfície da fase condensada (sólido ou líquido). A fase condensada é chamada de adsorvente, e adsorve partículas da segunda substância ou solução em seus poros; a substância ou solução que tem suas partículas adsorvidas na superfície da fase condensada é chamada de adsorbato.
Este fenômeno tem grandes aplicações tecnológicas. Alguns adsorventes são utilizados em larga escala em processos de secagem, como catalisadores (catálise heterogênea), purificação de gases e líquidos, controladores de poluição (como componentes de catalisadores em veículos), etc.
Adsorventes de uso bastante comum são o carvão ativado, as sílicas gel e argilas.
O fenômeno de adsorção é classificado em dois tipos: a adsorção química, ou quimissorção, e a adsorção física, ou fisiossorção. A adsorção química apresenta interações entre as partículas do adsorbato e a superfície do adsorvente bastante fortes, com energias de ligação muito próximas de energias características de ligações efetivamente químicas. São específicas e de forma geral alteram as características iniciais do adsorvente e do adsorbato. Já a adsorção física envolve interações fracas entre o adsorvente e o adsorvato, do tipo forças de Van der Waals. Apresentam baixos valores de energia de ligação, e não são específicas.
O tratamento matemático do processo de adsorção é feito através de relações chamadas isotermas. Existem alguns tipos mais comuns de isotermas de adsorção: a isoterma de Freundlich, que melhor se aplica a fenômenos de adsorção que ocorrem com formação de multicamadas (fisiossorção); a isoterma de Langmuir, que se aplica à descrição de adsorção de gases em superfícies sólidas, e considera que o processo só finaliza quando todos os sítios (“poros”) da superfície forem preenchidos, formando uma monocamada (quimissorção), porém, só se aplica perfeitamente se considerar-se sistemas ideais; a isoterma BET, que assume que as partículas são adsorvidas em camadas sobrepostas, seguindo conceitos bastante próximos da isoterma de Langmuir, porém, aplicando-os a diversas camadas (fisiossorção).
Objetivo
Determinar os valores das constantes K e m descritas pela isoterma de Freundlich, através da adsorção de ácido acético em carvão ativado.
Parte Experimental:
3.1 Materiais Utilizados
Erlenmeyer 125 mL;
Balão Volumétrico 50 mL;
Bureta 50 mL;
Béquer de 150 mL;
Funil simples;
Papel Filtro
Pipeta Graduada 10 ml;
Bulbo
Suporte Universal;
Garra Metálica;
Pisseta.
3.2 Reagentes Utilizados
NaOH 1,0 mol.L-1( titulante);
1g de Carvão ativo;
CH3COOH 1,0 mol. L-1;
Fenolftaleína (indicador);
H2O (solvente).
Procedimento
Com as vidrarias já separadas e organizadas no laboratório, primeiramente montou se o suporte universal com a garra metálica prendendo a bureta na posição desejada, após isso, foi adicionado 50mL de NaOH, deixando pronto para iniciar a titulação.
2 balões volumétricos de 50 mL foram preparados:
No primeiro colocou-se 7 ml de solução de acido acético 1 mol.L-1 e avolumou. Feito isto transferiu se esta solução para o erlenmeyer de 125 mL. Após essa etapa, foi pesado 1 g de Carvão ativo em uma balança analítica, colocando-o na solução separada no balão e agitando por 10 minutos.
Após finalizar essa etapa, realizou se a filtração da primeira solução em um erlenmeyer de 125 mL e avolumou. Feito isso pipetou se 5 ml da solução preparada colocando 3 gotas de indicador (Fenolftaleína), com a bureta já preparada com NaOH, iniciou se a titulação.
M1=1,0006
Volume gasto para titulação foi de 5,5 ml na solução mais concentrada.
No segundo balão colocou-se 2 mL de solução de ácido acético 1 mol.L-1 em um erlenmeyer de 125 mL e avolumou. Repetindo a etapa restante feita no primeiro
...