Home - Our planet, Our house
Por: Heloísa Winiarski Bassi • 19/6/2017 • Abstract • 476 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Universidade do Estado do Amazonas
Manaus, 18 de junho de 2017
Resumo
“Home: Nosso Planeta, Nossa Casa”
Heloísa Winiarski Bassi
Engenharia – Ciclo Básico - Turma 4
A vida na Terra começou a cerca de 4 bilhões de anos, com as arqueobactérias, microrganismos primitivos que se alimentam do calor da Terra, e as cianobactérias, ancestrais de todas as plantas. Essa última transformou a atmosfera terrestre primitiva produzindo gás oxigênio através da fotossíntese. Sendo esse gás essencial à vida da arqueobactérias, percebe-se que o motor da vida é a ligação: tudo está ligado, nada é autossuficiente, o planeta baseia-se no equilíbrio e cada ser tem seu papel e seu lugar.
Os seres humanos surgiram por volta de 200 mil anos e, nos últimos 50 anos, mudaram a face do mundo.
Com o desenvolvimento da agricultura e crescimento demográfico , o cultivo de subsistência deu vez a monocultura. Assim, florestas, acervos de biodiversidade, foram desmatadas para dar espaço ao plantio de uma única espécie, como a soja, ou à criação de animais para o abate, a fim de suprir a população. Tal prática é prejudicial ao planeta, pois nesse processo pode haver extinção de espécies e biomas, como o pantanal; causando o desequilíbrio do plante.
Com passar dos anos, o homem achou novas fontes de energia: o carvão mineral, o gás natural e, sobre tudo, o petróleo; possibilitando o aperfeiçoamento das máquinas, indústrias e, até mesmo, a agricultura. Em todas essas áreas, pouco a pouco, as máquinas substituíram os homens. Tendo essas máquinas no campo, a monocultura estendeu-se pelo planeta, o que encorajou parasitas. A fim de obter melhores safras, criaram-se pesticidas, oriundo do petróleo, e fertilizantes. Porém, tais produtos químicos podem ser tóxicos, contaminar o ambiente. Dentre outras coisas, tornamo-nos dependente do petróleo, mesmo sabendo que o petróleo é um recurso bem limitado.
O abuso do uso da terra e do oceano vem apresentando suas consequências desde 1950. Por conta da monocultura, algumas espécies de plantas estão extintas, alguns solos estão inférteis ou sofrem erosão. E nos oceanos, ¾ de toda área pesqueira está exaurida, esgotada ou em perigoso declínio. Pois, a pesca intensa não deixa o tempo necessário para os peixes se reproduzirem.
Por outro lado, em terras desérticas, a população depende de poços reabastecidos com água fóssil. Esses possibilitam o cultivo nessas áreas para o consumo da população local.
Todos esses e outros eventos, elevam a temperatura média da Terra. Com isso vem uma série de consequências: mudanças climáticas, derretimento do gelo ártico, aumento do nível do mar, possível desaparecimento de ilhas, etc.
Além disso, durante todo esse processo, percebe-se o aumento da lacuna entre ricos e pobres.
Com o objetivo de amenizar os impactos, Home: Nosso Planeta, Nosso Casa vem como um documentário alerta-nos sobre o que está acontecendo com nosso planeta. Lançado em 2009, produzido pelo francês Yann Arthus-Bertrand, o filme mostra-nos a diversidade da vida no planeta e como a humanidade vem ameaçando o equilíbrio ecológico.
...