TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Design na Resolução de Problemas

Por:   •  23/8/2020  •  Ensaio  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

O Design na resolução de Problemas

O uso da solução de problemas como proposta de ensino se caracteriza como uma forma de estimular a participação e interesse do aluno em seu processo de aprendizagem. Além disso, percebe-se que os resultados deste processo são amplificados quando envolvem o uso da criatividade e do trabalho em equipe (cocriação). Contudo, fazer uso da criatividade não significa improvisar resultados.

Na área do Design esta questão é plenamente discutida, pois muitas vezes o profissional se depara com uma solução pronta e rápida para o problema proposto. Isto nos faz crer que este processo seja intuitivo, baseado em pura inspiração. Para Munari (2002, p. 11), “[...] dessa maneira só se cria confusão e planta-se nos jovens a ilusão de que artistas devem ser livres e independentes”. O ideal é manter um distanciamento crítico dessas primeiras ideias, pois existe uma chance de não se dispor de dados suficientes que justifiquem esta solução (CHAMMA e PASTORELO, 2007).

Este cenário se agrava quando o processo envolve um grupo na resolução do problema. Gomez (2004) afirma que em equipes multidisciplinares a organização é fundamental, principalmente porque à medida que as ideias e práticas são desenvolvidas estas mesmas podem se perder. Assim, é necessário o uso de uma metodologia adequada para cada situação, tornando o processo mais amigável e atraente para o grupo (GOMEZ, 2004). Afinal, o grande diferencial do Designer é o de desenvolver projetos sempre baseado em uma metodologia (GOMEZ, 2004).

No universo profissional, a função do Designer é de resolver os problemas como forma de satisfazer a necessidade do contratante (STRUNCK, 2004). Para isso busca-se determinar a melhor solução, normalmente delimitada por parâmetros previamente definidos (FONTOURA, 2002). Estes parâmetros podem ser encontrados no próprio problema, pois, segundo Munari (2002), ele contém todos os elementos para sua resolução, bastando conhecê-los e utilizá-los. Este princípio, unido ao uso da criatividade, é o que orienta a resolução de problemas através das metodologias do Design. Isso é percebido por Lobach (2001, p. 141), que apresenta uma estrutura base deste processo:

• Existe um problema que pode ser bem definido;

• Reúnem-se informações sobre o problema, que são analisadas e relacionadas criativamente entre si;

• Criam-se alternativas de soluções para o problema, que são julgadas segundo critérios estabelecidos;

• Desenvolve-se a alternativa mais adequada.

De forma geral, as metodologias do Design seguem esta dinâmica de resolver um problema, buscando informações e encontrando uma solução criativa. Espera-se de uma metodologia que auxilie neste processo oferecendo uma sequência de ações, o que fazer nestas ações e os procedimentos a serem adotados. Contudo, não devemos confundi-la com uma receita, pois aí se constituiria em simplesmente ditar um caminho preestabelecido para chegar a um objetivo (RODRIGUEZ, 1986).

Afinal, o pensamento humano não segue uma estrutura linear na resolução de problemas, da mesma forma, uma metodologia, não necessariamente, precisa seguir esta mesma dinâmica. Segundo Chamma e Pastorelo (2007), o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com