O Histórico da narrativa e seus principais problemas
Por: Lia Horta • 2/3/2018 • Trabalho acadêmico • 543 Palavras (3 Páginas) • 156 Visualizações
Nome: Lia Horta
- Identifique e descreva o contexto histórico da narrativa e seus principais problemas.
Como se pode notar no filme, o trabalho de crianças, mulheres, homens e jovens era rigidamente vigiado e controlado. Crianças morriam de fome e frio, pois não possuíam o mesmo conforto da elite, ou melhor, não possuíam ao mínimo uma casa com condições favoráveis para se viver. Famílias inteiras morriam de fome e inanição por não possuírem condições financeiras o suficiente para suprir sequer suas necessidades básicas humanas. Mulheres eram estupradas. Condições horríveis de vida. E o padre, Adolf Daens, por criticar as relações sociais de produção capitalistas através da publicação de artigos nos jornais católicos. Adquiriu, desta forma, admiráveis amigos e indesejáveis inimigos, e também a critica da igreja católica por incitar a violência entre as classes sociais, sendo que não existe violência maior do que a cometida pelos capitalistas contra os operários.
- Faça um paralelo entre esse contexto da narrativa e no atual.
No contexto da narrativa, a Igreja Católica, ao invés de agir a favor dos operários, ela se alia a classe dominante, ou seja, a burguesia visando combater o socialismo - que defendia o estabelecimento de uma sociedade sem classes, sem exploração de uns sobre outros e onde a riqueza socialmente produzida pertença a todos – e, sobretudo, manter seu domínio enquanto religião ideologicamente hegemônica. A doutrina social da Igreja foi amplamente difundida através da encíclica papal Rerum Novarum, a qual pregava a harmonia entre as classes fundamentais do modo de produção capitalista: burguesia, dominante, e operária, dominada. Defendia, além disso, a propriedade privada de bens, afinal possuía grandes latifúndios desde o feudalismo e visualizava a reforma social como uma ameaça ao seu poderio e controle social sobre as massas.
No contexto atual, vemos a maioria das igrejas com menos foco só no dinheiro, se preocupando em ajudar a sociedade de classe baixa, e mesmo com muito ainda há melhoras, tem princípios melhores e incomparáveis ao de antigamente.
- Descreva o papel da instituição religiosa na narrativa e no atual. Lembrando que hoje não temos só a Igreja Católica, mas também outras igrejas cristãs.
Na narrativa, a igreja/padres, em sua maioria, não pensava tanto no próximo, em ajudar, em mudar o contexto que se passava, em melhorar essa exploração, e era bastante critica.
No contexto atual, vemos a maioria das igrejas com menos foco só no dinheiro, se preocupando em ajudar a sociedade de classe baixa, e mesmo com muito ainda há melhoras, tem princípios melhores e incomparáveis ao de antigamente.
- Descreva o papel profissional de Relações Públicas neste contexto tendo em vista seu compromisso com a verdade, com a ética e com o exercício de cidadania.
O Padre DAENS, foi quem deu um fio de esperança e de justiça para as futuras gerações, que eram alimentadas através da luta dele. Os oprimidos teriam esperança de que seus Direitos seriam respeitados e uma Sociedade mais justa se ergueria das cinzas que representavam a dor, a miséria e a infelicidade dos povos. Então ele colocava o direito do povo para serem realizados, os desejos, fazia a mediação. O profissional de Relações Públicas tem muitas tarefas e muitas áreas pra atuar, mas um delas é isso, fazer a mediação entre idéias, entre crises, encontrar um acordo para haver um relacionamento melhor.
...